Alemanha de portas abertas: inscrições para a Bolsa Chanceler

11/01/2017 - 06:32h

10 jovens líderes brasileiros serão escolhidos para obterem a bolsa, que chega a 2750 euros.

Com o objetivo de investir em 10 jovens brasileiros com potencial de liderança para aperfeiçoarem e impulsionarem seu talento na Alemanha, a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil está com as inscrições abertas.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, além de ser uma ação da chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel.

A bolsa foi implementada no Brasil em 2013, promovendo pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o Intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal.

Além do Brasil, a Bolsa comtempla jovens de outros 4 países: Índia, China, Rússia e Estados Unidos. Ao todo, são selecionados 50 jovens líderes para participar, 10 de cada país. Todos têm a oportunidade de colocar em prática os seus projetos, que podem ser de diversas áreas, como política, economia e cultura.

Para participar, é necessário preencher alguns requisitos: ter formação superior completa e ser fluente em inglês ou em alemão. Além disso, é necessário apresentar uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa. A ajuda mensal da Bolsa varia entre 2150 e 2750 euros, dependendo das qualificações.

O programa tem duração de 1 ano e é dividido em três partes: quatro semanas para estabelecer contato entre os bolsistas; dois meses para curso intensivo de alemão; e o restante para desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Para mais informações sobre os documentos necessários e o que a Bolsa cobre, acesse o site oficial e o edital do programa. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

Veja o vídeo sobre o programa:

Imagem: Bundesregierung / Sandra Steins

Fonte: ligadonafacul.com.br