Leo Ar
Ser Universitario
 

Algarve, em Portugal, recebe candidaturas de participantes do Enem

11/12/2015 - 15:03h

A Universidade do Algave (UAlg), em Portugal, está com a primeira fase de candidaturas aberta para brasileiros. O ingresso é para o ano letivo de 2016/2017 e será feito com base na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro. 

Faça sua candidatura

O candidato precisa ter a nota mínima de 500 pontos na Redação e 475 em cada uma das demais áreas de conhecimento, compostas pelas provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

O concorrente precisa anexar à inscrição uma cópia simples do passaporte ou documento de identificação; declaração de que possui todas as condições necessárias e comprovante/certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente. 

Oportunidades

Algarve oferece para estudantes estrangeiros 264 vagas distribuídas em 42 cursos, número que pode ser alterado a critério da universidade. As oportunidades são para as áreas de Artes, Comunicação e Patrimônio; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias. As graduações são divididas em Licenciatura e Mestrados Integrados. 

Confira quais as vagas por curso

Os concorrentes que forem selecionados com as melhores notas terão redução na anuidade. O valor para as maiores colocações é de 1,1 mil Euros, o equivalente a R$ 4.686,22 (cotação do dia 11 de dezembro). Para os demais, o investimento varia entre 2 mil e 3,5 mil Euros, os quais podem ser pagos em até oito parcelas. O preço por curso pode ser visto neste link.

Cronograma

A validação da primeira fase será feita entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro, período utilizado para análise da documentação. O resultado será publicado em 10 do mesmo mês, cujas matrículas serão entre os dias 11 e 26 seguintes. 

A segunda etapa de candidaturas será aberta em 1º de março, cujas inscrições serão recebidas até 15 de abril. O resultado desta fase será divulgado em 2 de maio. 

Uma terceira fase de candidaturas será realizada entre 6 de junho e 8 de julho. Os convocados serão conhecidos em 19 de julho e o registro acadêmico será recebido entre 20 do mesmo mês e 5 de agosto. 

A instituição

A Universidade do Algarve (UAlg) possui três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão, ambos localizados em Portugal. A instituição aderiu ao Enem como forma de ingresso de brasileiros no ano de 2014, assim como a Universidade de Coimbra. 

Mais informações pelo telefone 00 351 289 800 117, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 - horário de Portugal, através do e-mail internacional@ualg.pt ou na página da Universidade do Algarve

Enem em Portugal

O Enem tornou-se a porta de entrada de estudantes brasileiros para 11 instituições portuguesas. As Universidades de Coimbra e Algarve aderiram ao exame em 2014. Em 2015, o Inep firmou acordos com os institutos politécnicos de Coimbra, da Guarda, de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL), de Beja (IPBeja) e de Cávado e Ave (IPCA), além das universidades de Lisboa e Aveiro

Como usar o Enem em Portugal

Enem 2015

O Enem 2015 foi realizado em 24 e 25 de outubro. O resultado está previsto para a primeira semana de janeiro de 2016. O Exame é requisito para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Fundo De Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade Para Todos (Prouni). 

Por Lorraine Vilela 


Fonte: Brasil Escola



Mais notícias
Veja todas as noticias