Austrália vai flexibilizar exigências do visto para quem for fazer intercâmbio

22/09/2011 - 14:00h

O governo da Austrália anunciou nesta quinta-feira (22) que vai flexibilizar alguns requisitos exigidos para o visto de estudantes de outros países. A intenção é aumentar a procura de alunos estrangeiros pelas Universidades australianas e sua relevância no mercado mundial.

O governo espera colocar essas mudanças em prática a partir da segunda metade do próximo ano. A nova abordagem vem depois de um relatório com 41 recomendações sobre os requisitos de visto para estudantes internacionais.

O número de pedidos de vistos de estudante caiu 18,9 % de 2009 para 2010. Segundo dados oficiais, a maioria dos vistos é para estudos de pós-graduação. Mais de 270 mil estudantes obtiveram vistos da Austrália em 2010, dos quais 45,8% vieram da China, Índia, Coréia do Sul, Tailândia e Brasil.

"O setor de ensino superior alega que o sistema de vistos tem prejudicado a competitividade contra outras nações", disse o ministro da Educação, Chris Evans.

Evans afirma que o governo irá acelerar o processo para o visto para estrangeiros que procuram completar a sua carreira universitária na Austrália. O governo irá ainda verificar que as intenções dos estudantes são de voltar aos países de origem após o Intercâmbio.

As medidas anunciadas vão também introduzir novos vistos de trabalho para estudantes estrangeiros que se formem na Austrália, para permitir uma estadia mais longa após a formatura e uma redução significativa na quantidade de dinheiro necessária que o requerente necessite em sua conta bancária.