Brasil assina acordo de intercâmbio com universidade espanhola

22/02/2012 - 13:01h

O Governo do Brasil escolheu a Universidade de Salamanca (oeste da Espanha) para desenvolver programas de Intercâmbio de estudantes, Professores e pesquisadores com as instituições universitárias brasileiras, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

Veja as principais Universidades do mundo para onde o governo mandará alunos

O reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, e o vice-presidente e diretor de Cooperação Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Manuel Barral Netto, assinaram nesta quarta-feira um convênio no qual estabelecem os critérios da colaboração.

Trata-se de uma iniciativa especial de mobilidade internacional em ciência, tecnologia e inovação na qual o governo brasileiro está especialmente voltado, explicou Barral Netto em rodada de imprensa. O objetivo é aumentar a presença de estudantes, professores e pesquisadores do país em instituições de excelência no exterior, assim como aumentar a presença de estudantes e acadêmicos estrangeiros em centros brasileiros.

O Governo do Brasil destinará nos próximos quatro anos US$ 1 bilhão para financiar estas bolsas de estudos, pelas quais serão beneficiados um total de 100 mil estudantes. O programa é administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que selecionou centros de excelência no mundo todo e assinou também acordos com instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.

Neste sentido, Barral Netto considerou a Universidade de Salamanca como "uma instituição de ponta" para desenvolver este programa na Europa. Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha.

O acordo estabelece o financiamento pelo CNPq das bolsas de estudos, enquanto a Universidade se compromete a oferecer vagas nas seções prioritárias do programa, principalmente engenharias e áreas tecnológicas.

Fonte: Terra