Canadá é principal destino de intercâmbio dos brasileiros

13/03/2014 - 14:04h

O Canadá continua sendo o principal destino dos estudantes brasileiros que fazem intercâmbio, segundo aponta levantamento lançado pelo Consulado Geral do Canadá e pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) nesta quarta-feira (12).

Das 71 agências de Intercâmbio entrevistadas, 38% colocaram o país da América do Norte como o local mais procurado. Em seguida, o vizinho Estados Unidos, com 32,4%, e apenas 16,9% disseram que a procura é maior para o Reino Unido.

O estudo aponta ainda que, em sua maioria, os estudantes escolhem o Canadá por indicação de amigos (87,3%). A família é apontada como a segunda influência, com só 5,6%.

Em 2013, a estimativa é de que 50.872 brasileiros foram enviados para o país pelas 92 agências ouvidas. Juntos, eles teriam investido cerca de 202 milhões de dólares em seus cursos.

CURSOS MAIS PROCURADOS NO CANADÁ NOS ÚLTIMOS 3 ANOS*

Curso de idiomas 81,7%
Highschool / ensino médio no exterior 42,3%
Estudo e trabalho 33,8%
Curso de férias 25,4%
Cursos combinados 15,5%
Curso de idioma c/ possibilidade de trabalho 8,5%
  • *Múltipla escolha. 71 agências participaram
  • Fonte: Consulado Geral do Canadá e Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais)

Maior número de estrangeiros

Recentemente, o ministro do Comércio Internacional do Canadá, Ed Fast, anunciou uma nova estratégia internacional de educação. O intuito é dobrar, até 2022, o número de estudantes internacionais que escolhem o Canadá como destino para estudos e pesquisas. No ano passado, o país recebeu mais de 265 mil estudantes internacionais.

Jaqueline Aguilar, diretora regional de educação do Consulado do Canadá para a América Latina, afirma que o Brasil é importante para esse plano. "O Brasil é prioritário na nossa estratégia, não só na área da educação, mas também no setor comercial".

Com a criação do Ciência Sem Fronteiras, pelo Governo Federal, o Canadá já recebeu cerca de 4,8 mil alunos do Brasil em suas Universidades e institutos tecnológicos. O país é o terceiro maior destino dos bolsistas brasileiros, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O governo do Canadá também conta com as bolsas Vanier para doutorado, Banting para pós e o programa Futuros Líderes da América, que contempla bolsas de curta duração para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no país.

Visto

Segurança, boa relação custo-benefício e qualidade de ensino foram apontadas na pesquisa como os principais diferenciais do país. Cerca de 82%, 63% e 51% das agências entrevistadas, respectivamente, consideraram os itens melhores no Canadá que em outros países.

A facilidade do visto, entretanto, foi o quesito com a maior porcentagem de "pior", 29,6%. Jaqueline, do Consulado Geral do Canadá, afirmou ao UOL que recursos estão sendo realocados para melhorar o sistema.

"Hoje nós temos três formas das pessoas aplicarem os vistos. Elas já podem fazer online. Não precisa vir ao consulado pessoalmente para fazer uma Entrevista ou entregar a documentação. Nós também temos postos em Brasília, Rio e São Paulo, onde os estudantes podem trazer os documentos e receber informações para saber se tudo está correto".

Segundo ela, hoje a espera depende do tipo de visto. "Se o estudante pretende ficar até seis meses no Canadá, nós temos um bom nível de processamento. Se for mais que isso, será preciso fazer exame médico. É uma coisa que o Consulado não tem controle e acaba deixando o processo mais demorado", diz.

COMPARAÇÃO DO CANADÁ COM OUTROS PAÍSES

Quesito Melhor Igual Pior
Segurança 81,7% 18,3% 0,0%
Boa relação custo-benefício 63,4% 35,2% 1,4%
Qualidade de ensino 50,7% 49,3% 0,0%
Oportunidade de Emprego 38,0% 40,9% 21,1%
Baixo custo de vida 33,8% 56,3% 9,9%
Facilidade para visto 22,5% 47,9% 29,6%
Entretenimento/Lazer 19,7% 76,1% 4,2%
  • 71 agências participaram

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Uol