Ciência Sem Fronteiras: abertas as chamadas para pós-graduação na França

27/08/2014 - 20:00h

O programa Ciência Sem Fronteiras acaba de divulgar o cronograma das próximas chamadas de bolsas para pós-graduação. As inscrições foram abertas em 26 de agosto e vão até o dia 19 de dezembro de 2014. Os brasileiros interessados em bolsas para estudar na França podem procurar auxílio gratuito no Campus France, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do estudo no país. A vigência das bolsas começa entre julho e outubro de 2015.

Vale citar que a França é destino para bolsistas de doutorado plenodoutorado sanduíche e pós-doutorado. Para encontrar a formação desejada, basta acessar a página: www.csf.campusfrance.org.

Inscrições

O processo para inscrição é similar para todas as bolsas. O primeiro passo é consultar o catálogo no site do Campus France, que possui mais de 200 temas de pesquisa de níveis doutorado e pós-doutorado, sugeridos pelas escolas doutorais para o Ciência sem Fronteiras: http://d.campusfrance.org/fria/edoffre

Sobre o programa

Criado pelo governo brasileiro em 2011, o Ciência sem Fronteiras é um programa de bolsas de estudos no exterior, para graduação e pós-graduação, nas áreas de ciências exatas e biológicas. Os objetivos são promover a inovação em ciência e tecnologia e reforçar a competitividade nacional por meio da mobilidade internacional, de estudantes e pesquisadores.

Até o final de 2013, mais de 60 mil alunos foram beneficiados. Em junho desse ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou a segunda fase do programa, que prevê mais 100 mil bolsas entre 2015 a 2018.

É pertinente mencionar que até o dia 29 de setembro, também estão abertas as inscrições para a graduação-sanduíche em 21 países, também pelo programa Ciência Sem Fronteiras. O processo pode ser intermediado pelo Campus France Brasil.

Sobre o Campus France Brasil

Campus France se tornou tradicional no país por viabilizar o estudo de brasileiros na França e, desde 2011, a agência também é parceira do programa de bolsas do governo federal, o Ciência Sem Fronteiras. Somente por intermédio da agência, cerca de 4 mil brasileiros vão para a França, anualmente, para estudos em diversas áreas de ensino.

A agência é vinculada aos Ministérios franceses da Educação e dasRelações Exteriores. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos no país europeu. A agência é um canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior e pode ser considerado também um procedimento obrigatório para obtenção do visto de categoria estudante.

Campus France Brasil

Local: Alameda Jaú, 120 – São Paulo – SP