Ciência sem Fronteiras recebe inscrições para bolsas de estudo nos EUA; veja como participar

01/09/2011 - 13:00h

01/09/2011 - 13h33 Da Redação
Em São Paulo

As inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior para universitários, podem ser realizadas no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), até o dia 30 de setembro. O candidato poderá ser selecionado e indicado pela instituição de ensino ou realizar sua inscrição individual, caso a instituição não esteja cadastrada no programa.

As instituições de ensino têm até o dia 16 de setembro para fazer a parceria com a Capes, por meio do Acordo de Adesão.

As bolsas serão disponibilizadas na modalidade de graduação-sanduíche nos Estados Unidos da América. A ida dos bolsistas deve acontecer a partir de janeiro de 2012. O programa é destinado aos estudantes das seguintes áreas e temas:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências;
  • Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e tecnologias da informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria criativa;
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

Requisitos para participar da seleção

Candidatos selecionados e indicados pelas instituições Candidatura individual
1) Estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas de interesse do programa;

2) ter nacionalidade brasileira;

4) apresentar nota 79, no mínimo, no TOEFL/IBT Test;

5) apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES;

6) declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche.

1) Estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas do programa;

2) ter nacionalidade brasileira;

3) ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;

4) apresentar nota 79, no mínimo, no TOEFL/IBT Test;

5) ter ingressado na IES por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou do Sistema De Seleção Unificada (Sisu) com nota no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico;

6) ter tido ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq (Pibic) ou do Pibid da Capes; 7) declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche;

8) apresentar obrigatoriamente a documentação comprobatória referente aos casos previstos nos itens 5 e 6.

Bolsas

As bolsas terão duração de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses para dedicação integral aos estudos e até três meses para Estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade. A Capes custeará os gastos com taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pela universidade americana.

Caso a universidade não ofereça alojamento e refeições, o aluno receberá uma bolsa integral mensal no valor de US$ 1.300. Todos os candidatos selecionados também receberão um auxílio mensal de US$ 300 e o custeio do deslocamento de ida e volta - Brasil/EUA/Brasil.

A divulgação dos resultados da seleção e as matrículas nas Universidades americanas devem acontecer nos meses de novembro e dezembro. Outras informações podem ser obtidas no documento de Chamada Pública ou pelo site da Capes.

Fonte: Uol