Leo Ar
Ser Universitario
 

Entenda como funciona um intercâmbio

04/01/2016 - 18:02h

Uma das perguntas mais comuns de quem começa a pensar na possibilidade do intercâmbio é a famosa: “como funciona?”. De fato, o planejamento de uma viagem de intercâmbio pode parecer bastante complicado, cheio de etapas e decisões importantes. Mas, na verdade é tudo mais simples do que você pensa.

E para provar, a Intercâmbio Para Brasileiros (IPB) decidiu explicar passo a passo como funciona o planejamento de um intercâmbio. Está na dúvida e não sabe por onde começar? Confira no guia:

O que é intercâmbio?

Nenhum planejamento pode começar antes de você entender realmente o que significa fazer um intercâmbio, então vamos lá!

Um intercâmbio é um período que você passa estudando em outro país, aprimorando um idioma – e talvez outra habilidade! –, conhecendo e vivenciando a cultura local, aprendendo a conviver com as diferenças e experimentando dia a dia uma nova realidade.

Chegar a esse entendimento é essencial para que você seja capaz de se comprometer com os objetivos dessa experiência: é preciso que você tenha em mente que um intercâmbio não é uma simples viagem de turismo. Você terá responsabilidades com os estudos e horários, terá de se adequar às regras da escola, da residência ou da família com que estiver morando e muito mais.

O que posso fazer no intercâmbio?

Existem cursos de intercâmbio disponíveis para as mais variadas formações, interesses, perfis e níveis de experiência. Entre eles, os principais são:

Cursos de Idiomas:

Variando desde poucas semanas até um ano ou mais, são oferecidos por instituições de ensino especializadas e têm como principal objetivo ajudar o intercambista a adquirir fluência no idioma local. Existem vários programas voltados para esse tipo de intercâmbio, que atendem diferentes faixas etárias e interesses.

Programas de Férias:

Pacotes voltados para adultos e adolescentes acima dos 14 anos que combinam o aprendizado de um novo idioma com atividades de lazer e turismo por períodos curtos, como um a dois meses.

High School:

Voltados para estudantes com idade entre 14 e 18 anos, permite cursar um trimestre, semestre ou ano letivo do Ensino Médio no exterior, dependendo do programa escolhido. Alia o estudo do idioma com a formação acadêmica.

Graduação, Pós-Graduação e MBA:

Voltado para aqueles que buscam a especialização em áreas de formação acadêmica, permitem que o intercambista curse um semestre ou todo o período da Universidade, Pós-Graduação ou Especialização no exterior, somando o aprimoramento do idioma à qualidade do ensino profissionalizante no exterior.

Interesses Específicos:

Pacotes que combinam o estudo do idioma a outras atividades diversas que sejam do interesse do intercambista, como moda, culinária, fotografia e outra infinidade de temas.

Inglês e Negócios/Direito:

Voltado para empresários e profissionais atuantes no mercado, assim como advogados formados e em formação. Combina o treinamento no idioma ao estudo do vocabulário específico da profissão, como termos jurídicos, estatísticas, finanças, marketing e transações comerciais, entre outros temas.

+40:

Cursos variados, voltados para a faixa etária acima dos 40 anos, que unem o desenvolvimento no idioma com diversão, turismo, cultura local, culinária, etc. Além de proporcionar o convívio com pessoas de todos os lugares do mundo.

Para onde posso ir no intercâmbio?

Você fica livre para escolher o idioma ou país/cidade que quiser entre os mais de 50 destinos oferecidos pela IPB.

Essa escolha só pode ser feita por você e deve levar diversos fatores em consideração, como o idioma que você deseja aprender, o tempo de duração do seu intercâmbio, a sua intenção em trabalhar durante esse período, valores e até mesmo o seu sonho de conhecer determinado local.

Aqui na Intercâmbio Para Brasileiros (IPB) você encontra destinos disponíveis na América do Sul, na América do Norte, na América Central, na Ásia, na Oceania, na África e na Europa. No total, são 26 países com os mais variados programas e idiomas a serem aprendidos.

Onde vou me hospedar durante o intercâmbio?

Existem diversas possibilidades de hospedagem durante o intercâmbio e a escolha também deve considerar o seu perfil. Entre as mais comuns você vai encontrar:

Casa de Família ou Homestay

Essa opção coloca você morando com alguma família, que pode ou não ser local, e você passará a participar ativamente da rotina da família. Isso significa que você deve seguir algumas regras e procurar participar do convívio da casa da melhor maneira possível. É uma boa ideia para estudantes que não se consideram tão independentes e gostam de ter o conforto de familiares – mesmo que de consideração – durante a experiência.

Residência Estudantil

As residências podem ser dentro ou fora das escolas e optando por essa acomodação você tem a possibilidade de um quarto individual ou compartilhado com outros estudantes. Você será responsável por si mesmo e pela sua rotina, o que inclui a limpeza, o gerenciamento das despesas e até o preparo das refeições. É uma boa opção para quem já tem o espírito mais independente ou gostaria de desenvolvê-lo.

Aluguel

Para os intercambista que vão passar muito tempo no destino – acima de três meses – uma opção viável é contratar uma acomodação por um período curto e enquanto isso, buscar uma casa para alugar, que pode ser somente para você ou dividida com outros moradores, o que barateia os custos.

Como posso pagar meu intercâmbio?

Uma das maiores dúvidas de quem deseja fazer um intercâmbio envolve a questão financeira. Felizmente, é possível realizar o pagamento de diversas formas, garantindo que o investimento possa ser quitado da maneira mais confortável para você.

É possível optar pelas mais variadas formas de parcelamento, desde o boleto até o cartão de crédito. E também é possível pagar à vista, caso você deseje. A única exigência é que o valor total seja quitado em até 30 dias antes do seu embarque, por questões de reservas de vagas nas escolas e acomodações contratadas.

O que é preciso além do curso e da acomodação?

Existem outros detalhes que você precisa se preocupar, como o visto, um seguro viagem, um cartão pré-pago internacional e até mesmo as passagens. A lista pode variar de acordo com o destino selecionado.

Mas isso não é sinônimo de preocupação.

A IPB oferece todos os serviços relacionados ao intercâmbio para facilitar a sua vida e ajudar você a planejar essa experiência sem nenhuma dor de cabeça!
Agora ficou fácil, não?

Então hora de colocar a mão na massa e o pé na estrada! ;)

 


Fonte: Intercâmbio para Brasileiros



Mais notícias
Veja todas as noticias