EUA: a grande concentração de estudantes estrangeiros

15/11/2011 - 19:49h

O recente relatório "Open Doors Report" evidenciou algumas tendências interessantes no número de estudantes internacionais que escolhem os Estados Unidos como destino de estudo. Ele mostra que os EUA continuam atraindo um grande número de estudantes de todo o mundo, sendo 52% do total vindos de países como China, Índia, Coréia do Sul, Canadá e Taiwan. Ao que tudo indica, as instituições americanas estão mais populares entre os estrangeiros do que nunca...

O "Open Doors Report", que é publicado pelo Instituto de Educacão Internacional, é uma relatório estatístico anual dos estudantes internacionais nos Estados Unidos e iniciou-se em 1949. Isso mostra que o crescente fluxo de estudantes para os EUA tem crescido ao longo dos últimos três anos, com um aumento de 2,9% em 2009/10em relação ao ano anterior, assim chegando a um número significativo de 690.923 alunos.

Se você estiver considerando uma temporada em uma universidade americana, seria interessante saber onde está a maior concentração de estudantes estrangeiros. Isso garante que você estará imerso em um campus multicultural, o que pode ser reconfortante e pode proporcionar um ambiente estimulante de aprendizagem. Abaixo segue a lista com as Universidades americanas com o maior número de alunos intenacionais:

1. Universidade da Califórnia do Sul (7987)
2. Universidade de Illinois - Urbana-Champaign (7287)
3. Universidade de Nova York (7276)
4. Universidade de Purdue - Campus Main (6903)
5. Universidade de Columbia (6833)
6. Universidade de Michigan - Ann Arbor (6095)
7. Universidade da California - Los Angeles (5685)
8. Universidade do Estado de Michigan (5358)
9. Universidade do Texas - Austin (5265)
10. Universidade de Boston (5172)
11. Universidade da Flórida (4920)
12. Universidade de Buffalo SUNY (4911)

Fonte: "Open Doors" 2010

O relatório também mostra que assuntos como negócios e ciências continuam a ser um forte atrativo para estudantes. Os 5 cursos mais procurados são: Gestão de Negócios, Engenharia, Física e Ciências Biológicas, Matemática e Ciências da Computação e Ciências Sociais.

Durante os últimos nove anos, o maior fluxo de estudantes estrangeiros para os Estados Unidos veio do mercado de pós-graduação. Parece que os alunos estão selecionando os Estados Unidos como um lugar ideal para estudar uma pós-graduação, após concluir com sucesso um diploma de graduação em seu país de origem. De fato, no ano letivo de 2009/10 mais de 290.000 estudantes estrangeiros escolheram prosseguir um programa de pós-graduação nos Estados Unidos.

Os preços nos EUA são bastante elevados, por isso não pode se dizer que é uma opção barata. Sendo assim, os custos de um programa de graduação podem necessitar de um bom planejamento prévio. Mas isso não deve ser um motivo de desânimo visto que estes estudos irão proporcionar um grande retorno a longo prazo. Ter uma qualificação de universidade americana é muito valioso e pode ser um investimento no seu futuro.

Como a maioria dos estudantes fazem para pagar seusestudos e custos de vida?

O relatório analisou como os estudantes internacionais foram financiados em 2008/09 e 2009/10, e mais de 60% deles utilizaram-se de fundos pessoais ou de família para custear sua educação nos EUA. Ainda existem aqueles que conseguiram um financiamento provindo das Faculdades ou universidades dos EUA - quase um quarto dos estudantes estrangeiros estão pagando seus cursos desta forma.

As instituições americanas estão provando serem líderes mundiais em atrair a maior parte dos estudantes internacionais. Será que a tendência continuará assim? Fique ligado e acompanhe por aqui!

Encontre o curso ideal para você nos Estados Unidos

Para maiores informações sobre bolsas de estudo nos EUA, clique aqui.

Fonte: Hot Courses