Leo Ar
Ser Universitario
 

EUA têm 35 bolsas de estudo para brasileiros frequentarem cursos superiores a partir de 2013

07/11/2012 - 19:00h

Pela primeira vez, o governo dos Estados Unidos dará 35 bolsas de estudo para brasileiros cursarem um ano letivo nas chamadas Community Colleges. Estas instituições de ensino superior enfatizam a atuação no mercado de trabalho, com cursos mais curtos que os quatro anos tradicionais. Os documentos devem ser enviados até a data limite das inscrições, que é dia 16 de novembro.

As bolsas são para estudantes que estão cursando o nível superior. Ao final do programa, os estudantes precisam retornar ao Brasil e à instituição de ensino brasileira para dar seguimento à graduação, com possível aproveitamento dos créditos.

A bolsa cobre quatro semanas de aulas de inglês, seguido de um ano acadêmico em uma Community College, mais seguro saúde, viagem de ida e volta para os EUA, auxílio mensal, taxas escolares, alojamento e alimentação.

Cursos

Administrada no Brasil pela Comissão Fullbright, a bolsa é destinada a alunos que cursam administração e gerenciamento de negócios, turismo, hotelaria e comunicação. Neste caso, os candidatos devem estar matriculados em curso superiores de tecnologia.

Na área de educação infantil, a bolsa vale para aqueles que estão também matriculados em cursos de bacharelado/licenciatura em psicologia.

Em pedagogia e letras, os estudantes precisam ter experiência profissional com declaração de comprovação de emprego, contendo nome da instituição, identificação da instituição, endereço, CNPJ, telefone de contato, nome e cargo do responsável signatário da declaração. Devem ser fornecidas ainda informações sobre o candidato como nome completo, função com breve descrição das atividades desempenhadas, data de contratação e data de desligamento, se for o caso.

Proficiência

A proficiência em inglês no TOEFL, válidos a partir de 1º de agosto de 2011, é de, no mínimo, 500 pontos para a prova em papel e de 53 pontos para a prova pela internet. Quem não tem o exame precisa apresentar o formulário English Language Report, que é preenchido por Professor de ingles para atestar o domínio do idioma. Esse formulário não substituirá, porém, o TOEFL, que terá de ser providenciado posteriormente.

Os interessados devem fazer a inscrição on-line e enviar pelo correio a documentação para ter sua candidatura aceita.

Os selecionados passarão por Entrevistas em dezembro. O resultado da etapa nacional será anunciado até o dia 30 do mesmo mês.

Até maio de 2013, sai o resultado da etapa internacional e, em julho de 2013, tem início o curso de quatro semanas de inglês, já nos EUA.
Dúvidas sobre a bolsa podem ser encaminhadas para o e-mail cc2013@fulbright.org.br.


Fonte: Uol



Mais notícias
Veja todas as noticias