Leo Ar
Ser Universitario
 

FDSM recebe acadêmicos da Universidade de Buenos Aires para Intercâmbio

06/11/2015 - 09:30h

A Faculdade de Direito do Sul de Minas recebeu, entre os dias 26 a 31 de outubro, os estudantes Armando Ayme Garcia e Juliana Renata Mansilla, da Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires) para intercâmbio. A ação foi viabilizada no último mês de junho, durante o Seminário Brasil/Argentina: Democracia e Direitos Sociais, promovido pelas duas instituições e que contou com a participação de renomados juristas de diversos países. Para apoiar e incentivar os estudantes argentinos a conhecerem o ensino e a cultura brasileira, a FDSM sorteou duas bolsas de estudos aos participantes do seminário, incluindo passagem área, traslado, hospedagem e alimentação, para a realização do intercâmbio.                         

Durante a semana, os estudantes argentinos conheceram a estrutura e setores da FDSM, visitaram o Escritório Modelo da instituição, a Escola do Legislativo, o Fórum, o Ministério Público, assistiram as aulas da graduação e mestrado e também participaram do Seminário de Iniciação Científica ocorrido no dia 31 de outubro, ocasião em que apresentaram suas pesquisas.             

Para Renata, a visita à FDSM foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos para a vida acadêmica na Argentina. “Estou muito agradecida pelo convite da FDSM. A instituição é completa, oferece muitas facilidades aos estudantes, tanto em infraestrutura como em capital humano. Os Professores são excelentes, e esta experiência enriquecerá muito os meus conhecimentos e minha formação”, disse ela. “A FDSM é impressionante, tanto em sua estrutura física como de ensino. Foi com muito entusiasmo que participei das atividades, e estou seguro de que foi uma grande experiência de aprendizado”, acrescentou o acadêmico Armando.                            

De acordo com a gestora de Relações Interinstitucionais na FDSM e uma das responsáveis pelo intercâmbio, Profª Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Rodrigues, a internacionalização da Faculdade visa o acesso a outras IES brasileiras e internacionais. “Esse intercâmbio nos aproxima de outras culturas e propicia aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais em tempos de globalização, tais como a superação da barreira da língua e a assimilação de outras formas de pensamento e modos de vida. Tudo isso visa a formação completa de nossos alunos e a sua preparação para um Mercado De Trabalho cada vez mais exigente”, destacou.    

Para a aluna Alice Lacerda Martins, do 2º período da graduação, o convívio e a troca de experiências com os estudantes argentinos foi enriquecedor. “Eu e meus colegas pudemos compartilhar semelhanças de nossos estudos acadêmicos e debater algumas diferenças. Também partilhamos um pouco de nossas culturas, levando em conta a língua portuguesa e a língua espanhola. Foi muito gratificante.”, disse.            

O intercâmbio foi uma ação de extrema importância para a FDSM, e novas ações neste formato deverão acontecer, destacou o coordenador financeiro da instituição, Luiz Otávio de Oliveira Rezende. “O elo com instituições de outros países expande e enriquece o conhecimento acadêmico e cultural. Estamos muito felizes com a visita dos alunos, e gratos à Universidade de Buenos Aires, que nos acolheu com carinho e depositou tanta confiança para a realização desse intercâmbio. Pretendemos expandir cada vez mais as nossas relações com instituições internacionais, proporcionando essa importante vivência à nossa comunidade acadêmica”, concluiu. 


Fonte: www.fdsm.edu.br



Mais notícias
Veja todas as noticias