Inscrições no Ciência sem Fronteiras podem ser feitas até sexta

23/01/2013 - 11:01h

As inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições de ensino de pelo menos 15 países, podem ser feitas até sexta-feira. O prazo acabaria no dia 15 de janeiro, mas foi prorrogado pelo Ministério Da Educação. Os interessados podem disputar vagas de graduação-sanduíche em Universidades da Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido.

As áreas oferecidas no programa de Intercâmbio são ciências exatas e da terra, engenharias, computação e tecnologia da informação, biologia, ciências biomédicas e da saúde e indústria criativa (produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação).

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18 mil bolsas, segundo dados do MEC. A meta é oferecer 101 mil até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com recursos da iniciativa privada.

O programa tem como objetivo expandir e internacionalizar a ciência, a tecnologia, a inovação e a competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, Professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação (sanduíche, educação profissional e tecnológica) e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado).

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer Estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Fonte: Terra