Investimento do Governo Francês Quanto custam os estudos?

05/02/2015 - 13:15h

Untitled Document

O alto investimento do governo francês na área da educação faz com que os custos associados às formações de ensino superior sejam relativamente reduzidos quando comparados a outros países europeus.

Assim, o sistema francês de ensino oferece várias possibilidades de formações a um custo mínimo/simbólico.

Mais particularmente, as Universidades francesas são todas públicas: o governo francês toma a seu encargo a maior parte do custo do ensino (cerca de 10.000€ por ano por estudante), mantendo as taxas de inscrição em um patamar dos mais baixos do mundo.

Calcula-se que o orçamento mensal de um estudante internacional na França varie entre 600€ a 1000€.

É importante saber que na França não há um tratamento diferenciado entre estudantes franceses e internacionais. Nas universidades (públicas), um estudante brasileiro pagará a mesma taxa de matrícula que um estudante francês, ou seja:

183€ por ano durante a Licence

254€ por ano durante o Master

388€ por ano durante o Doctorat

Os valores acima indicados foram definidos pelo Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche para o ano letivo 2013-2014. Importante: estes valores são válidos para formação inicial, eventualmente a instituição de ensino pode enquadrar o estudante em formação contínua. As instituições tem autonomia para definir os critérios (percurso acadêmico, idade, outros) e os valores.

Os estudantes podem parcelar o pagamento da anuidade de estudos em três vezes.

Nas escolas superiores, dependendo de seu estatuto público ou privado e das formações oferecidas, o custo anual dos estudos pode ser mais elevado, podendo chegar a cerca de 10.000€.

Para auxiliar nos custos de vida, o estudante internacional tem autorização para trabalhar até 17h30 semanais, podendo receber cerca de 500€ mensais.

Todos os estudantes, franceses ou internacionais têm direito a um auxílio-moradia. O auxílio corresponde a um desconto no valor do aluguel e deve ser solicitado na França junto às Caisses d'Allocations Familiales.

As bolsas de estudos

Há muitas oportunidades de auxílios e bolsas de estudos que podem favorecer a realização de seu projeto de estudos na França. Consulte nossa página de informação sobre as bolsas de estudos para conhecer os programas existentes para sua área e seu nível de estudos.

Fonte: www.bresil.campusfrance.org