Leo Ar
Ser Universitario
 

PERU EM 10 DIAS_ CUSCO-MACHU PICCHU-PUNO-AREQUIPA-ICA-NASCA-LIMA

18/08/2011 - 11:59h

Bom dia galera! Depois de fazer uma viagem incrivel, nada mais justo que voltar aqui e relatar um pouco de como foi a loucura. Mesmo pq esse site foi mto util para montar todo o roteiro. Qualquer coisa é só ir perguntando que eu vou respondendo.

Essa viagem foi do dia 21/07/2011 até 31/07/2011

Para começar para a viagem ser boa tem que pensar na galera que vai viajar junto. Nesse ponto não posso reclamar. Viagei com 2 amigos loucos que topara tudo desde o começo. Então vou deixar meu agradecimento para a Cassia e o Ed que tornaram essa viagem possivel.

No final do relato eu coloco mais ou menos o valor de tudo.

Dia 01
Saimos de São Paulo com destino a Lima as 6 da manhã pela TACA (o avião é simples mas vale a pena o valor da passagem). Chegamos em Lima por volta das 9:30. Em Lima nem saimos do aeroporto e já ficamos esperando o voo para Cusco que saia as 11:40. Chegamos em Cusco as 13:00. Em Cusco já havia uma pessoa do albergue nos esperando. Fomos direto para nosso Albergue (Pirwa). Após o nos acomodarmos, e com uma falta de ar tremenda saimos para caminhar por Cusco. Neste dia teriamos que pagar pelo tour Valle Sagrado e Machu Picchu, programado para o dia seguinte. Também deveriamos pagar a viagem de Cusco para Puno, esta seria uma viagem turistica pela Rota do Sol (vale a pena...mas explico melhor depois). A agencia que a gnete fechou o tour era a Inca World Tour Peru. Eles trabalham junto com o albergue. Para Puno foi pela Inca expres.
Após pagar tudo já era tarde, voltamos para o albergue para tomar um banho e sair novamente. No albergue conhecemos uns brasileiros, aproveitamos para ir numa balada que tem em Cusco que é bem famosa. Mas como a gente estava muito cansado e já era pouco mais de meia noite voltamos para o albergue para dormir. pois o proximo dia seria puxado.

Dia 02
Bem cedo inicio do tour pelo Valle Sagrado, a van passa no albergue para buscar a gente. O tour dura o dia todo, passamos por varios sitios arqueológicos, como por exemplo Pisaq e Ollantaytambo. Esse tour termina por volta das 19:00 em Ollantaytambo. Nesta cidade pegamos o trem para Aguas Calientes. É um tour que recomendo fazer, vale mto a pena. O nosso problema foi o guia, ele falava mto parado em um lugar, e no fim a gente acabava deixando de ver algumas coisas. Mas mesmo assim vale a pena.
Chegando em Aguas Calientes novamente já havia alguem do albergue nos esperando. Ficamos no Pirwa Machu Picchu. Lá nós nos encontramos com o guia que nos levaria para Machu Picchu. Agora em Machu Picchu você compra o ticket para entrar em Wayna Picchu, ou seja, não é necessário madrugar para ficar na fila. Mas mesmo assim vc tem que levantar bem cedo. Esse ticket tem que ser comprado com antecedencia (a agencia em Cusco havia reservado tudo).
Após receber as instruções nos arrumamos para sair atras de comida (primeiro para levar em Machu Picchu). Isso é uma coisa mto recomendada, pois uma agua lá custa mais que o dobro.
Fomos dormir já era quase 1 da manhã.

Dia 03
Acordamos as 5 da manhã, tomamos o café e saimos para pegar o onibus que te leva para Machu Picchu. Por sinal nesse horario já tem fila, e não é pequena. De aguas Calientes até Machu Picchu demora mais ou menos uns 30 minutos. Chegando lá, mais fila. Mas assim que entramos fomos direto para Wayna Picchu, pois seriamos a primeira turma a subir (a das 7 da manhã), nessa subida não tem guia, é só seguir as placas que você da conta do recado. Mas como a gente foi muito esperto fomos para o caminho errado e acabamos subindo uma parte errada (isso antes de entrar em Wayna Picchu), com isso acabamos caminhando um pouco mais, porém s/ grandes problemas. Assim que chegamos na entrade de Wayna Picchu bateu uma vontade de voltar, pois a montanha era enorme (isso para quem não faz nenhum tipo de exercicio fisico). Mas após uma hora de sofrimento chegamos no topo. E vou confessar...VALE A PENA CADA MINUTO DE SOFRIMENTO. O problema é que tem que voltar! Mas voltamos e as 10:50 da manha deveriamos encontrar com o guia e o grupo para o tour guiado por Machu Picchu. Esse tour demorou quase 3 horas. Mas também é mto bom. Nesse o guia era mto bom.
As 16:00 voltamos para aguas calientes para esperar o trem e voltar para ollantaytambo que sairia as 19:00. Nesse tempo fomos tomar um banho nas aguas termais. MTO RECOMENDADO.
Saimos de Aguas Calientes e chegamos em Ollantaytambo as 21:00. Lá também havia alguem esperando a gente para nos levar devolta para Cusco.
Chegamos em Cusco quase meia noite. Mas mesmo assim ainda tive força de ir no bar do albergue tomar umas cerveja e ficar com alguns brasileiros até as 3 da manhã.

Dia 04
Levantei por volta das 7 da manhã. E logo acordei todo mundo. Ainda foi bonzinho e deixei eles dormirem até as 8 da manhã! nesse espaço de uma hora fui na recepção do albergue me informar sobre o city tour em Cusco, paguei lá mesmo e fui chamar o pessoal. O tour começa as 13:00. Aproveitamos a amanhã para andar pelas praças. As 13:00 começou o tour que foi até as 19:00. Perfeito, a guia era muito empolgada com as histórias, dava gosto de escutar ela falando. Depois desse tour nos arrumamos, pois queriamos aproveitar nossa ultima noite em Cusco.
Após muito procurar encontramos uma baladinha, nada turistica. Só musica peruana. Muito boa, infelizmente não lembro o nome do lugar, mas lá tem varias. Nessa noite bebemos muito, foi bem louco. Chegamos no albergue as 3. Detalhe que no dia seguinte sairiamos de Cusco Com destino a Puno em uma viagem que duraria 10 horas.

Dia 05
Levantamos as 6:00, nos arrumamos e saimos do albergue com destino a Inca express. A empresa é muito boa. Tem serviço de bordo (só bebidas). A gente tem a oportunidade de conhecer 5 lugares historicos da civilização pré-inca. As 17:30 chegamos em Puno. Compramos a passagem para Arequipa. Compramos pela empresa JULSA, a única coisa dessa empresa é o valor ( 15 soles). Fomos direto para o albergue (the walkon inn). É um albergue bem legal, mas enfrentamos um grave problema lá, a agua do chuveiro estava fria. E estava muito frio em Puno. Com muito sofrimento foi possivel tomar banho. Saimos para andar um pouco e para comer alguma coisa. Mas voltamos cedo para dormir um pouco. Mas não sei se foi a altitude ou a cama ruim, mas não conseguimos dormir quase nada.

Dia 06
Saimos cedo para fazer o tour pelo lago titicaca e conhecer uma ilha flutuante de UROS. Gostei muito de conhecer uma nova realidade. o que é legal, é que podemos entrar nas casas dos moradores. O problema é que eles tentam te vender de tudo. Mas ai fica a criterio de cada um. Eu não comprei nada.
Voltamos para Puno as 13:00 e as 14:00 tinhamos que pegar o onibus para Arequipa. O onibus era horrivel, parava em todos os lugares na estrada. Demoramos 7 horas para chegar em Arequipa, chegamos as 21:00. Mas esse horario não foi muito fora do que já haviam relatado, que a viagem demora 6 horas. Em Arequipa tentamos compra a passagem para Nasca para o dia 28/07 a noite. Incrivelmente só tinha vaga em uma empresa, a Flores. Nesse pagamos bem mais caro (130 soles), mas a proposta era um onibus bem melhor, semi cama. Feito isso fomos para o albergue (The wild rover), este albergue é ótimo. Mas como a nossa ideia era só dormir um pouco, pois o dia seguinte a gente iria fazer o trekking Colca Canyon de 2 dias. Tirando o nervosismo de não saber se a van iria nos buscar no dia seguinte, fomos dormir um pouco depois da meia noite. Fechamos esse passeio em Cusco com a Inca World Tour.

Dia 07
Levantamos as 2:30 e a van nos buscou as 03:00. E ai começa nossa maior loucura. As 6 da manha chegamos em Chivay (para tomar o café da manhã). Após isso fomos para o Mirante del Concor para ver o tão famoso condor. MTO louco. Depois disso fomos para o ponto onde iniciaria o Trekking, iniciamos a caminhada de descida do canyon as 10 da manhã. Foi muita loucura, ainda mais pensando que não somos nenhum atleta. Mas aguentamos firme os primeiros 15Km de caminhada. Tudo isso a gente demorou 7 horas. Por fim chegamos no destino que é o oasis. Lá não tem nenhum tipo de energia, a pós a janta fomos dormir (as 19:00), pois no dia seguinte nossa subida iria iniciar as 5 da manhã.

Dia 08
As 4:30 acordamos, arrumamos nossas coisas, pois iriamos mandar nossas mochilas através de mulas que você pode alugar lá embaixo. As 5 iniciamos nossa subida de 6Km. Demoramos 3horas para chegar no topo. Essa foi acima de tudo uma vitoria pessoal. detalhe que só fomos tomar café da manhã quando chegamos no topo. Depois fomos para tomar banho nas aguas termais (ESSA É OBRIGATORIO FAZER...hahaha). Depois fomos almoçar. Logo em seguida iniciamos nossa volta para Arequipa. voltamos para o albergue, arrumamos nossas coisas e fomos para a rodoviaria. As 20:30 pegamos o onibus para Nasca (mais 10 horas de viagem). O onibus até que era bom. Bem melhor que o anterior.

Dia 09
Chegamos em Nasca as 6:30 e fomos direto para o albergue (Pirwa). Lá conversamos com o dono, pois queriamos fazer o sobrevoo das linhas de Nasca, mas também queriamos ir para Ica e conhecer o deserto de Ica. Ele falou que era loucura, mas mesmo assim deu um jeito. Ele era muito gente boa, levou a gnete para todos os lugares sem cobrar nada a mais. No mesmo dia ele combinou com um cara em Ica para a gnete fazer o tour. Saimos do albergue logo em seguida, pos deveriamos pegar o onibus as 11 da manha do mesmo dia e já era 10:30. Foi uma correria mas conseguimos. De Nasca até Ica demora umas 2 horas (bom tempo para dormir). Chegando em Ica fomos fazer o tour pela fabricas artesanais de Pisco e vinho. E também aproveitamos para comer um pouco. Depois fomos para fazer o passeio pelo deserto de Ica....MTOOOO BOMMMM.
Por volta das 5 da tarde voltamos para Nasca. Chegando no Albergue o dono nos informou que tinha conseguido 3 vagas para o sobrevoo no dia seguinte. Aceitamos na hora.
Decidimos nos arrumas e sair um pouco e procurar algum lugar para comer. Em Nasca as coisas fecham muito cedo, mas acho q era porque era durante a semana. Mas enfim, encontramos um lugar muito bom.

Dia 10
Acordamos bem cedo para arrumar nossas coisas, pois nesse dia mesmo iriamos para Lima, onde terminaria nossa viagem. Ficamos esperando nossa vez de voar. Que só aconteceu as 13:30 da tarde. O voo dura 30 minutos, mas vou confessar, só aproveitei os primeiros 115 minutos, o restante foi passando mal. Isso eu e todos os outros 4 que estava no voo. Não é um voo facil, o avião é pequeno e da mil volta. Mesmo assim tem que ser feito. Depois de todo o sofrimento passamos por outro sofrimento, não tinha mais passagem para Lima nesse dia. E nosso voo estava marcado para o dia seguinte as 10 da manhã. A unica solução foi ir de Nasca para Ica e lá pegar outro onibus para Lima, tudo isso pela empresa Soyos (acho que era esse o nome). Em Ica conseguimos comprar o onibus expresso que dura 4 horas, o outro demoraria 7 horas. Por fim chegamos em Lima meia noite. Chegamos no albergue (Pirwa) e novamente saimos para procurar algum lugar para comer e para andar um pouco.

Dia 11
Levantamos cedo para arrumar nossas coisas, tomar café e ir para o aeroporto. Chegando lá descobrimos que tinha ocorrido overbooking na TACA e nos estavamos na lista de espera. A solução foi ser voluntario e esperar até a noite para pegar outro voo. O bom é que ganhamos alimentação e um voucher de 500 dolares para voar novamente com eles. Como ficariamos mais um dia, aproveitamos para conhecer um pouco de Lima. O centro velho. A noite pegamos o voo para o Brasil e chegamos aqui por volta das 5 da manhã.

No fim de tudo essa viagem foi muito mais do que eu poderia imaginar. O Peru é um país incírvel com pessoal fantásticas. Fiquei impressionado como eles valorizam aquela parte histórica. Definitivamente a gente aprendeu muito. Que venha muitas mais.

Proximo destino....O MUNDO!!!

Amanha ou no máximo depois eu coloco uma estimativa dos nossos gastos.




Fonte: Mochileiros



Mais notícias
Veja todas as noticias