Leo Ar
Ser Universitario
 

Programa de intercâmbio leva alunos pernambucanos para a Colômbia

05/12/2011 - 22:00h

Universitários pernambucanos que estejam cursando qualquer graduação e com interesse em fazer Intercâmbio têm até o próximo domingo (11) para se inscrever no programa da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec), que oferece oito vagas para as cidades de Santa Marta e Ibagué, ambas na Colômbia. Os candidatos precisam ter disponibilidade para viajar no início de janeiro e o tempo de intercâmbio varia de seis a 12 semanas.

Fazer intercâmbio é uma oportunidade de adquirir conhecimento e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar uma segunda língua, além de ser uma chance de conhecer outra cultura. No ano passado, a então estudante de jornalismo Isabel Queiroz passou sete meses na Colômbia. Ela trabalha com organizações não-governamentais, desenvolvendo projetos ligados a direitos humanos.

Durante a sua estada, Isabel morou na capital, Bogotá, mas não se limitou a conhecer apenas as ONGs da cidade. Ela aproveitou para ter contato com entidades que desenvolvem esse tipo de trabalho em outras partes do país. ?O tempo que eu passei lá valeu muito a pena. É bom conhecer outra realidade e comparar a nossa cultura com a deles. Eu aprendi bastante e recomendo para outros estudantes?, pontua.

Para Marina Motta, gerente da Student Travel Bureau (STB), outro escritório responsável por programas do gênero, o número de interessados em intercâmbio no Brasil sobe de 30 a 40% por ano, em média. De acordo com ela, o destino mais procurado pelos brasileiros é o Canadá, já que os custos da estada lá são menores que em outros países - depois vêm os Estados Unidos e o Reino Unido.

Apesar da crise econômica nos Estados Unidos e na Europa, Motta destaca que a procura por intercâmbios não foi afetada. ?Apesar da crise, esse mercado continua superaquecido e vem recebendo alunos de países do BRICs, principalmente Brasil, Índia e China?, destaca a gerente do STB.

Serviço:
Intercâmbio na Colômbia, pela Aiesec
Informações e inscrições: (81) 2126.7350 ou pela internet



Fonte: G1



Mais notícias
Veja todas as noticias