Saiba como funciona o ensino superior na França, conheça os tipos de instituições de ensino e a correspondência dos diplomas

27/07/2014 - 11:30h

O sistema francês de ensino superior caracteriza-se por uma grande variedade de instituições com objetivos, estruturas e condições de ingresso diferentes

Universidades

Dois tipos principais de instituição se distinguem: as universidades e as escolas superiores.

• Universidades

As universidades acolhem, ao término do ensino secundário, um grande número de estudantes e oferecem formações que compreendem cursos fundamentais e cursos técnicos e profissionais. Abrangem quase todas as áreas de estudo, inclusive as de saúde, e formam principalmente para a pesquisa. Todas as universidades são públicas e outorgam diplomas nacionais ou certificados da instituição.

Instituição na França

• As Grandes Ecoles e as escolas especializadas

As Grandes Ecoles e as escolas especializadas acolhem um número mais restrito de alunos, após uma seleção rigorosa, e oferecem formações com objetivo profissional definido: engenharia, arquitetura, artes, administração, etc. Podem ser estabelecimentos públicos ou privados.

Instituição na França

Fichas de apresentação das instituições de ensino superior

Para obter mais informações sobre as universidades, escolas, institutos e grandes écoles francesas, não deixe de consultar as fichas de apresentação do Campus France Paris.

Fonte: http://www.bresil.campusfrance.org/