Telecom Italia vai oferecer bolsas de estudo para brasileiros

12/03/2012 - 20:01h

O presidente do Grupo Telecom Italia, Franco Bernabè, oficializou nesta segunda-feira, em Brasília (DF), a adesão do grupo italiano ao programa federal Ciência sem Fronteiras, que prevê a concessão de bolsas de estudo a estudantes e pesquisadores brasileiros que pretendam se especializar em Universidades e centros de excelência no exterior. As informações são da agência Ansa.

Veja as melhores universidades do mundo para onde o governo mandará alunos

Para integrar o projeto, a companhia irá utilizar a infraestrutura de seus centros de pesquisas e inovação presentes em Roma, Turim, Trento e Veneza. A empresa anunciou a oferta de 400 estágios semestrais, dos quais 160 serão inteiramente financiados com bolsas de estudo pela TIM Brasil, que distribuirá as vagas ao longo dos quatro anos de programa. As oportunidades são voltadas, principalmente, para estudantes de engenharia, computação e informática e outras tecnologias de informação e comunicação.

A iniciativa da Telecom Italia foi apresentada ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, como forma de apoio e reconhecimento ao esforço do governo brasileiro em investir na formação intelectual e técnica de sua juventude.

Bernabè disse que a companhia, ao mesmo tempo em que se compromete com o projeto, valoriza as sinergias entre Brasil e Itália, credenciando o grupo como referência em nível internacional para compartilhamento de conhecimento.

O programa
Lançado em 26 de julho de 2011, o Ciência sem Fronteiras é um programa do governo federal destinado a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do Intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. Está prevista a concessão de até 100 mil bolsas até 2014, sendo que 25 mil são com apoio da iniciativa privada.

Fonte: Terra