Leo Ar
Ser Universitario
 

Termina no fim do mês prazo para inscrição no Ciência sem Fronteiras

15/07/2013 - 16:01h

Os alunos de graduação e pós-graduação interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo em 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico, em nove países da Europa, Ásia e América do Norte, têm até o final deste mês para se inscreverem no programa.

Até o mês de junho, o programa já implementou 29.192 bolsas em todas as modalidades de graduação, doutorado e pós-doutorado.

O Ciência sem Fronteiras prevê a distribuição de até 101 mil bolsas, ao longo de quatro anos, para que alunos de graduação e pós-graduação façam Estágio no exterior. O objetivo é promover a interação dos estudantes brasileiros com sistemas educacionais competitivos em relação a tecnologia e inovação.

O programa também visa a atrair pesquisadores do exterior que pretendam se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa.

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos órgãos responsáveis pelo programa, os interessados em bolsas no Reino Unido, Finlândia, Coreia do Sul, Austrália, e Canadá têm até o dia 19 para se inscrever. Já quem deseja pleitear bolsas na Nova Zelândia poderá fazer sua inscrição até o dia 26. Para os demais países (Alemanha, Estados Unidos e Japão), o prazo de inscrição já foi encerrado.

Enem

Estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 600 pontos em Enem (Exame Nacional Do Ensino Médio) feito após 2009 não poderão participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Esta é uma das exigências do governo.

Os estudantes que vão fazer o Enem este ano não poderão concorrer ao processo seletivo, pois farão a prova em outubro e não terão o resultado a tempo de participar dos editais. Até o ano passado, o Enem era usado apenas como critério de seleção para o programa. A partir deste ano, tornou-se exigência, que não foi bem recebida pelos estudantes.

*Com informações do UOL, em São Paulo



Fonte: Uol



Mais notícias
Veja todas as noticias