Leo Ar
Ser Universitario
 

Universidades do Brasil, Espanha e Portugal assinam acordo

21/02/2012 - 17:00h

Convênio assinado nesta terça entre representantes de 48 Universidades de Brasil, Espanha e Portugal que fazem parte do Grupo de Tordesilhas espera garantir a fomentação de projetos de colaboração comuns e estáveis em matéria docente, investigadora e de desenvolvimento social.

O reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández, e o da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, presidente e vice-presidente da entidade, participaram da assinatura do acordo de colaboração, que tem por meta desenvolver novas ideias relacionadas à docência, à pesquisa e ao desenvolvimento social entre as instituições de educação superior.

O Grupo Tordesilhas foi criado em 2000 durante o primeiro Encontro de Reitores de Instituições Acadêmicas de Espanha, Brasil e Portugal, que foi realizado no mesmo local em que foi assinado o histórico Tratado de Tordesilhas, em 1494.

Com o convênio assinado, o Banco Santander põe à disposição das universidades verbas para a realização de diversos projetos e, principalmente, para o desenvolvimento do 13º Encontro de Reitores - o último encontro ocorreu no mês de novembro, em Portugal.

A Universidade de Valladolid, como organizadora do primeiro encontro, foi escolhida por unanimidade como sede permanente do grupo. Além dela, existem outras duas sedes: a do Brasil, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e a de Portugal, na Universidade de Coimbra (UC).



Fonte: Terra



Mais notícias
Veja todas as noticias