Agências e serviços oficiais de intercâmbio

orientam alunos sobre estudo no exterior.

05/06/2012 - 11:22h

A unidade de Lorena realizou nos dias 29 e 30 de maio a II Feira Estude no Exterior, com a presença de grandes agências e de dois serviços oficiais de intercâmbio, da Alemanha e dos Estados Unidos.

O objetivo da feira é oferecer aos estudantes do UNISAL e de toda a região a oportunidade de conhecer os diferentes programas de intercâmbio, os cursos oferecidos em universidades estrangeiras, os valores, entre outras informações importantes para quem planeja ou sonha estudar no exterior.

Além dos estandes, instalados no pórtico do UNISAL, representantes das empresas e instituições apresentaram seus programas e esclareceram dúvidas dos alunos nas palestras agendadas.

Os dois serviços oficiais presentes na feira foram o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e oEducationUSA, ligado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Entre as agências estavam London Connexion, Experimento, CI, World Study e This Way, entre outras.

Mais acesso aos intercâmbios

Marta Bidoli Fernandes, Orientadora Educacional do EducationUSA, elogiou o UNISAL pela iniciativa, única no Vale do Paraíba. Segundo ela, os EUA continuam sendo o país mais procurado pelos estudantes, que hoje encontram mais facilidades burocráticas para fazer um curso naquele país.

O acesso ao ensino norte-americano está mais fácil também em função da estabilidade econômica do Brasil e melhoria nas condições financeiras da população, e das bolsas de estudo oferecidas pelo governo federal, como o “Ciência sem Fronteira” que quer promover o estudo de milhares de brasileiros no exterior.

A função do EducationUSA, que representa o sistema de ensino norte-americano, é informar e orientar os interessados em estudar nos EUA, desde sobre o sistema de ensino, processos de admissão, recursos, até a documentação necessária. Os interessados podem acessar www.educationusa.org.br

Uma das agências presentes à Feira do UNISAL foi a CI – Central de Intercâmbios e Viagens –, que recebeu o prêmio, em 2011, de “melhor operadora de cursos no exterior” da Revista Viagem Turismo.

O diretor da CI, Daniel Tanaka, comentou que os países mais procurados pelos brasileiros são EUA, Canadá, países europeus, e mais recentemente a África do Sul, para cursos de inglês e trabalho voluntário.

Daniel explicou que atualmente o intercâmbio está muito mais acessível do que há alguns anos. Entre os motivos estão o aumento no número de escolas, o que força uma redução nos preços, e a melhora no poder aquisitivo do brasileiro.

Ele sugere esse caminho aos interessados em estudar no exterior: buscar as informações, definir o país e curso e fazer um planejamento para alcançar seu objetivo. O site da agência é www.ci.com.br

Os alunos do UNISAL Lorena aproveitaram os momentos dos intervalos para visitar a feira e conhecer os programas de intercâmbio.

Fonte: Unisal
Tags: