Alunos da Faculdade Impacta

têm artigo aprovado no EGOS

14/03/2012 - 10:00h

Durante o mês de fevereiro alguns de nossos alunos, o grupo R³ da turma de 2011 de Administração Focada em Tecnologia da Informação, receberam uma bela notícia: o artigo que haviam escrito foi aprovado no EGOS (European Group for Organizational Studies), o mais importante Congresso de Pesquisa em Organizações na Europa. O artigo, intitulado “Quais as principais diferenças entre modelo de negócios de padarias tradicionais e padarias gourmet quanto à entrega de valor segundo o modelo de Osterwalder & Pigneur (2010)?”, foi aprovado em 16 de fevereiro, mas somente em 21 do mesmo mês os alunos receberam a notícia por email. “Enviamos por e-mail no dia 16 de janeiro de 2012 um short paper (uma versão reduzida do artigo) que foi avaliado pelo comitê científico do grupo EGOS, que encaixou o artigo num dos subtemas do congresso”, explica Renato Souza Santos, um dos integrantes do R³. Os alunos entrevistaram donos de ambos os modelos de padarias e, a partir de uma análise de conteúdo, classificaram a proposta de valor de cada modelo. Depois, foi feito um survey com clientes para verificar se a proposta de valor é adequada às expectativas. A sensação de ter um trabalho aprovado pelo EGOS é, segundo Renato, a de um sonhos realizado. “Quando enviamos o artigo para o congresso, sabíamos que era realmente muito difícil por conta da quantidade de pessoas de universidades de mundo inteiro que também competiam por um posto no congresso”, completa. No entanto, o trabalho não vai parar por aí. O estudante Rodrigo Oliveira, também do R³, afirma que o grupo está vivenciando o trabalho e se preparando com entusiasmo para a nova etapa, além das novas oportunidades que podem surgir. Além do reconhecimento do trabalho científico pelo EGOS, muitos foram os aprendizados no decorrer do desenvolvimento do artigo. Rosani Silva, integrante do R³, afirma “a experiência de procurar bases teóricas para pautar a pesquisa e direcionar a evolução do tema, além do trabalho em equipe”. A Faculdade Impacta foi responsável pelo pontapé inicial. “Os professores nos ensinaram que poderíamos ir além e ,como sempre disse, diz e dirá o nosso coordenador do curso de Administração, Fructuoso, ‘é uma parceria Aluno e Professor’”, comenta Rodrigo. Para o desenvolvimento do trabalho e publicação do artigo, os alunos contaram com pessoas cruciais, como os professores convidados para a banca do TCC II, Ernando Melo, Suelen Zacarias e Sergio Seloti Jr. “O fato de acreditarem no nosso potencial, tanto professores quanto a própria instituição, nos deu força para prosseguir”, completa Rosani.

Fonte: Impacta
Tags: