Área de Tecnologia do UNIFESO

tem novo curso e novos coordenadores

02/03/2015 - 15:14h

No dia 26 de fevereiro foram empossados os professores Laion Luiz Fachini Manfroi na coordenação do curso de Ciência da Computação e Heleno da Costa Miranda na coordenação do curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A solenidade aconteceu na Sala de Multimídia do Prédio Biomédicas na presença de autoridades acadêmicas, professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora  do UNIFESO, abriu a cerimônia destacando que “hoje a área de ciência e tecnologia carece de profissionais, e é por isso que este centro cresce, com uma competência de gestão, com um corpo docente de qualidade, com egressos inseridos no mercado de trabalho e já fazendo a diferença para a nossa região e para o país”. A Reitora, em nome da Instituição, expressou gratidão ao professor Nelson Machado Barbosa, que deixou a coordenação do curso de Ciência da Computação, pelo trabalho realizado.

Novo coordenador de Ciência da Computação

Laion Luiz Fachini Manfroi é mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e graduado pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro – unidade Petrópolis. Tem ampla experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Programação, Virtualização e Computação em Nuvem, tendo feito parte do Grupo de Pesquisa em Computação Científica Distribuída do Laboratório Nacional de Computação Científica. Sua experiência profissional inclui ainda passagens por algumas das maiores empresas do país da área de tecnologia, e é professor do UNIFESO desde 2013. “Nosso curso de Ciência da Computação possui uma história magnífica de excelência na formação de apaixonados pela tecnologia. Muitas empresas importantes da nossa região possuem egressos da nossa Instituição e para mim é uma grande honra ocupar este cargo”, declarou o professor Laion.

Engenharia Civil vem atender necessidade do mercado

“A implantação do curso de Engenharia Civil é uma visão estratégica do UNIFESO e de fortalecimento do CCT, e oportuniza a formação de talentos locais. É uma área que, no Brasil, tem uma deficiência enorme de profissionais e a formação dessa turma que se inicia visa a mudança desse quadro, pois o país só se desenvolve se tiver engenheiros”, disse o coordenador do novo curso, que já está com grande procura e começa sua primeira turma com todas as vagas ocupadas.

O professor Heleno da Costa Miranda é graduado em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Universidade Veiga de Almeida, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense e MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência nas áreas de estruturas e recuperação estrutural, construção civil e geotecnia, e mais recentemente também no setor público, tendo exercido cargos relativos à sua área na prefeitura de Nova Friburgo.

Autoridades acadêmicas destacam a importância da área de Tecnologia

“O CCT surgiu em 2006, quando nossa Instituição passou a ser Centro Universitário, e foi um ano muito importante para todos nós. Tenho orgulho de estar à frente dele e vê-lo crescer tanto, este que é o ‘caçula’ de apenas oito anos, nesta Instituição consagrada com mais de quatro décadas de história”, disse a professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do CCT. O professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, aproveitou o entcontro com os estudantes para alertá-los sobre a importância de se ter, além de uma boa qualificação técnica, a consciência ética e cidadã. “Os futuros profissionais da área de ciência e tecnologia têm uma enorme responsabilidade que está ligada à boa formação, que passa pelo conhecimento específico da área e também pela postura cidadã comprometida com o desenvolvimento e o crescimento de um país justo e ético”.

Para encerar a cerimônia, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), falou sobre os investimentos que o UNIFESO tem feito na área de tecnologia, fundamental para o desenvolvimento da Instituição e do país. “Estamos passando por um momento de grandes dificuldades em nosso país e não tem como se construir um país sem educação, sem ciência, sem tecnologia. Sabe-se que não há possibilidade se criar um desenvolvimento sustentável sem que haja credibilidade das nossas instituições, sem produtividade e mão-de-obra qualificada”, justificou o Diretor Geral. O professor Luis Eduardo Tostes ressaltou ainda que o desenvolvimento não acontece sem políticas públicas efetivas, “e o governo é o instrumento fomentador dessas políticas para que possamos cumprir o nosso papel, que aqui na FESO consiste em servir como um instrumento do desenvolvimento desta região e, para isso, é preciso que tenhamos a colaboração do governo com políticas públicas efetivas que entendam a real necessidade do país”, finalizou.

Fonte: Unifeso
Tags: