Ser Universitario
 
 

AutoCAD e as possibilidades de carreira

Por Adam Junqueira

25/10/2013 - 13:30h

Autocad











AutoCAD, criado pela Autodesk, é o mais importante software de criação de desenhos bidimensionais e modelos tridimensionais do mercado. Conhecido principalmente pela sua capacidade de criar blueprints, plantas baixas, modelos 3D e especificações detalhadas de construções, que vão de carros até móveis de cozinha, sem a necessidade de ferramentas de desenho, o AutoCAD permite a descrição de todos os processos de produção de um objeto, incluindo tudo de espessura e altura de paredes até a localização precisa de encanamentos e sistema elétrico. Com ele é possível produzir ilustrações que vão desde planos conceituais até animações de qualidade cinematográfica, e produtores, administradores e consumidores o usam para visualizar estruturas, máquinas e ambientes. Por oferecer um método simples de criar e modificar imagens, bem como a possibilidade de trabalhar com abas e camadas separadas de desenho, o AutoCAD se tornou uma ferramenta padrão para diversas profissões, entre as quais podemos destacar:

Desenhistas

Muitos desenhistas usam AutoCAD para traduzir os conceitos e especificações de arquitetos, engenheiros e designers de produtos em blueprints e desenhos, possibilitando que encarregados de produção os usem para criar ferramentas, máquinas e estruturas. Esses profissionais normalmente têm que ser graduados em uma área secundária para se tornarem especialistas no campo.

Arquitetos

Arquitetos podem usar o AutoCAD para desenhar estruturas como residências e prédios comerciais, estimular os custos, materiais e tempo necessários para a construção, bem como administrar contratos. Embora planejem e façam reuniões com clientes, arquitetos também visitam os canteiros de obras para visualizar o progresso do seu trabalho. Como esses profissionais devem ser licenciados através de uma certificação, normalmente é exigida uma graduação específica na área.

Engenheiros

Muitos engenheiros dependem do programa para desenhar máquinas e processos que resolvem problemas práticos. Independente da especialidade – elétrica, mecânica, civil, nuclear ou mecatrônica, – o domínio da ferramenta auxilia na criação de qualquer coisa, de aeronaves à estações de tratamento d’água a circuitos de computadores. Como as demais profissões, engenheiros necessitam de um diploma para exercer a função. Porém, cursos técnicos também garantem a entrada nesse mercado de trabalho.

Designers

Designers especializados em desenho industrial combinam arte e tecnologia para criar produtos que sejam tanto atrativos quanto funcionais de acordo com as expectativas do usuário. Após rascunhar as ideias, esses profissionais utilizam o AutoCAD para criar modelos tridimensionais para melhor visualização. Em parceria com engenheiros e encarregados de produção, criam protótipos para que testadores, administradores e consumidores possam avaliar. Designers industriais normalmente se especializam em uma área de produtos como carros, brinquedos ou móveis.


Fonte: Impacta
Tags: