Bancas avaliam TGI dos alunos de Desenho Industrial

12/12/2012 - 08:16h

Até o dia 12 de dezembro, os alunos do quarto ano de Desenho Industrial apresentam o TGI (Trabalhos de Graduação Integral) que é o trabalho de conclusão do curso. Os projetos propõem soluções inteligentes para uma situação problema apresentada dentro das áreas de Design de Produto, Design Gráfico e Multimeios.

No ano passado, os alunos propuseram soluções para, por exemplo, evitar as confusões nos embarques e embarques do Metrô e melhorar a organização da Virada Cultural. Já neste ano, um dos trabalhos apresentados abordou Color & Trim Automotivo de dois carros-conceitos: Sabre e Everest.

Explicando de forma simplificada, o Color & Trim é um departamento que estuda entre outras coisas a função dos sistemas aliadas com sensações como aromas, texturas, cores, tendências e moda. Aplicados aos veículos, tem a finalidade de tornar mais agradável a experiência do motorista dentro do carro.

Desenvolvido pela aluna Renata Braz em um programa de estágio realizado na General Motors do Brasil, o projeto participou da edição 2012 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Todos os TGIs são elaborados durante o último ano do curso. Mas antes de passar pela banca final os projetos são avaliados por uma banca composta pelos professores do quarto ano do curso. Além de verificar como está o desenvolvimento do projeto, os docentes avaliam o relatório preliminar escrito pelo grupo dentro das normas da ABNT.

Segundo o regulamento do TCC os professores fazem observações pertinentes sobre o que deve ser corrigido na finalização do projeto e, de acordo com a nota atribuída, os alunos são encaminhados para uma banca especial de professores ou uma banca de convidados da área de Design.

As apresentações dos TGIs acontecem a partir das 19h30 tanto no auditório do Butantã como no auditório térreo e SATs da unidade Mooca. As datas do evento estão disponíveis no calendário de eventos do Portal São Judas.

Desenho Industrial

Fonte: São Judas