Ciências Biológicas e Farmácia

do UNIFESO formam primeira turma

01/02/2012 - 11:39h

Mais cinquenta e oito profissionais acabam de se lançar no mercado de trabalho. São os formandos das primeiras turmas dos cursos de Ciências Biológicas – modalidade Licenciatura – e Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que colaram grau no dia 27 de dezembro, no Salão Social do Clube Comary. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito quatro, em uma escala de um a cinco, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Instituição tem duração de três anos e forma professores para atuar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Segundo o coordenador do curso, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, “a Instituição está desenvolvendo um curso dinâmico onde o futuro professor tem a oportunidade de vivenciar através das aulas de laboratório e trabalhos de campo a construção do conhecimento cientifico na área das ciências e biologia”. O curso se caracteriza por estimular a participação dos estudantes em diversas atividades como: trabalho de campo, visitas técnicas, participação em palestras como o café científico e o chá científico, fóruns, congressos e atividades de ruas como a exposição itinerante onde são expostas curiosidades cientificas e desenvolvidas atividades de saúde. Outro grande diferencial que tem chamado a atenção dos estudantes e do público externo é o uso que o curso faz de recursos da internet como blogs, fóruns de discussão, e-mails, entre outras ferramentas que facilitam e propagam o conhecimento acadêmico. “Esta construção é possível, pois o corpo docente do curso é constituído por profissionais altamente qualificados para a preparação dos futuros professores”, concluiu o coordenador. Agora formada em licenciatura, Juliana Faria Rodrigues já tem planos para o futuro: ingressar no bacharelado, fazer uma pós-graduação em microbiologia básica e depois mestrado em imunologia. “O curso de Ciências Biológicas é muito bom e dinâmico. Oferece aos alunos diversas atividades, como palestras, oficinas e passeios. Além disso, o coordenador está sempre buscando inovações, fazendo o curso acontecer”, declarou. Em atividade desde 2008, o curso de Farmácia do UNIFESO é o pioneiro da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Surgiu a partir da necessidade de formar profissionais farmacêuticos capacitados tanto para atender às demandas no serviço e na atenção à saúde de forma integral, quanto para suprir as necessidades regionais do setor farmacêutico. O coordenador, professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves, destaca que o curso foi avaliado e reconhecido pelo MEC como sendo de muito boa qualidade em 2010, também com o conceito quatro. “Atribuo este bom desempenho ao esforço e ao comprometimento do nosso corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de todo o apoio e envolvimento institucional”, declarou. O UNIFESO forma o profissional da saúde que trabalha com o fármaco-medicamento e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico. Este tem o dever ético de estar comprometido com a política de saúde vigente e, em particular, de auxiliar no desenvolvimento e implantação de uma política de medicamentos que atenda às reais necessidades da população. A duração do curso é de oito semestres letivos. “A Instituição oportunizou a interiorização da profissão farmacêutica na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, que sofre com a ausência de farmacêuticos e portanto possui uma Assistência Farmacêutica muito frágil, com reflexos negativos na organização do sistema de saúde local. Os acadêmicos têm participado e contribuído com atividades de extensão com efeito direto na comunidade, através da abordagem de temas de extrema importância para a saúde da população, como por exemplo: Uso Correto dos Medicamentos e Automedicação”, concluiu o coordenador. O graduado Vinícius Pacheco Pinto, aguarda a liberação do seu registro de farmacêutico (CRF) para começar a atuar na área. “A equipe de professores do UNIFESO nos preparou e orientou muito bem, deu dicas, abriu caminhos, por isso penso em seguir a Biotecnologia que foi a área que mais me identifiquei durante o percurso. Enfim, toda a estrutura que a Instituição oferece permitiu que os anos de graduação fossem gratificantes e muito bem aproveitados, tanto na teoria quanto na prática acadêmica”, ressaltou Vinícius.

Fonte: Unifeso
Tags: