06/03/2012 - 09:50h
Essa atitude rotineira na internet não tem apenas uma explicação; as causas são as mais diversas. Por isso o compartilhamento de imagens se torna cada vez mais essencial no uso das redes sociais. Tamanha é a presença dessa “vedete”, que muitos consideram como o futuro das redes sociais o Pinterest, que funciona como um mural em que o usuário “pendura” imagens que sejam do seu interesse.
O sucesso foi tão meteórico que, em apenas um ano, a nova rede social alcançou 11 milhões de usuários e estimativas apontam que uma a cada cinco pessoas que possuem conta no Facebook também têm conta no Pinterest, que pode ser integrado com Twitter e Facebook.
Especialistas indicam essa nova ferramenta como a rede social da “Inspiração e Criatividade”. Por se basear em imagens, quem mais se identifica são os designers de moda, que podem expor peças que desejam comercializar ou simplesmente saber a opinião das consumidoras.
Contudo, segundo o próprio Facebook, a principal motivação que leva os usuários a compartilharem suas fotos e mostrarem para seus amigos é vangloriar-se. Sim, as pessoas querem mostrar que podem entrar em restaurantes caríssimos ou ser VIP na melhor balada do ano. E aí mora o perigo, afinal de contas, movimentar seu perfil com base na vaidade pode não ser tão interessante assim.