Coordenador de Farmácia do UNIFESO

recebe prêmio de melhor tese

29/10/2013 - 15:30h

O coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves, vai ser agraciado com o Prêmio Gilberto Velho de Tese da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi o vencedor na categoria “Tese Inovadora – 2012”, com o trabalho intitulado “Nova Rota para Obtenção de Propeno a partir da Glicerina Via Catalisadores Bifuncionais”, desenvolvido no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise Orgânica (LARHCO) do Instituto de Química da UFRJ.

Defendida em abril do ano passado, a tese levou à descoberta de rota tecnológica para produção sustentável de propeno (matéria-prima para produção de plásticos) a partir de glicerina, um subproduto da produção de biodiesel. À época, o professor destacou que a nova tecnologia desenvolvida com seu trabalho permite a produção de plástico verde, item extremamente valorizado pelo mercado por ser obtido de matéria-prima renovável.

O prêmio

A tese do professor Valter foi submetida ao Edital do Conselho de Ensino de Pós-Graduação - CEPG nº. 31/2013, referente ao Prêmio Gilberto Velho de Tese da UFRJ. O processo de seleção foi realizado em duas etapas: a primeira com uma comissão interna da UFRJ e a segunda com comissão externa. O resultado final foi anunciado no dia 17 de setembro na sessão do CEPG, órgão vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo o professor, “por tratar-se de uma inovação científica e tecnológica, o processo desenvolvido e os catalisadores obtidos podem ser utilizados por empresas que atuam no setor petroquímico, como Petrobras, Braskem, Dow Chemical entre outras. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da tese permitiram a elaboração e publicação de duas patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, no Brasil, e mais três patentes publicadas no World Intellectual Property Organization – WIPO, nos EUA e na Europa”.

A solenidade do Prêmio Gilberto Velho de Tese está prevista para o final de novembro, na UFRJ, quando o coordenador de Farmácia do UNIFESO será agraciado com a outorga do certificado de 1º lugar e mais um prêmio em recursos financeiros.

Fonte: Unifeso
Tags: