Coordenadora de Pedagogia do UNIFESO participa de Seminário

sobre Educação em Brasília

30/04/2014 - 04:09h

A professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participou, no início de abril, em Brasília, do “Seminário Nacional: Caminhos da Formação Docente no Mercosul”, uma ação do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (Pasem).

Segundo a professora Maria Terezinha, sua participação se deu por estar no momento como coordenadora institucional do PIBID/UNIFESO. “Meu nome foi selecionado entre os coordenadores do PIBID de todas as instituições que participam do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, explicou.

O Seminário teve como objetivo principal promover o debate e a proposição de políticas de formação docente para a integração regional no Mercosul, por meio do diálogo com os gestores e pesquisadores em educação, refletindo sobre o tema a partir de suas experiências e dos estudos realizados pelo Pasem. “Tais estudos foram disponibilizados aos participantes com uma semana de antecedência para leitura e levantamento de questões que foram discutidas no evento”, relatou a professora. De acordo com ela, estes estudos investigaram a melhoria da qualidade da formação docente, a normatização dos sistemas e os planos de formação inicial e continuada no Mercosul.

“Participar deste evento foi uma oportunidade de conhecer as ações do Pasem e dos estudos realizados. Foi também importante para refletir sobre as demandas de formação docente no Brasil, bem como acompanhar os encaminhamentos para a qualidade e melhoria das políticas públicas de formação docente. Pude perceber que os cursos de licenciatura do UNIFESO estão alinhados com as políticas atuais para a formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à estrutura curricular. Vale destacar que nossa participação no PIBID/CAPES tem sido fundamental para avançarmos na qualidade da formação nos nossos cursos de Licenciatura. Isso, certamente, aponta que temos todas as condições para avançarmos no atendimento às demandas por formação docente constatadas em nossa região e no Brasil”, ressaltou a professora Terezinha.

Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul

O Pasem é um programa implantado há dez anos com apoio da União Europeia no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, do qual o Brasil é signatário. Este programa visa apoiar a gestão e a implantação de políticas públicas que promovam a formação e o desenvolvimento profissional docente, o reconhecimento de estudos, a aprendizagem do espanhol e do português como línguas estrangeiras, a alfabetização e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem e a consolidação de vínculos institucionais no Mercosul.

Fonte: Unifeso
Tags: