Cursos de capacitação

para mulheres no UNIFESO

05/11/2013 - 16:35h

Uma parceria entre a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (SMDM) e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) realizará cursos de capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho, dentro do Projeto Florescer. A FESO venceu o processo de licitação após submeter um projeto elaborado pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), para ministrar os cursos de capacitação de garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem. A iniciativa visa a sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família.

“Todo este processo está em consonância com a política da Secretaria Nacional dos Direitos das Mulheres, órgão vinculado à Presidência da República, que tem como objetivo a ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho; a promoção da autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da assistência técnica, do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio; a promoção da oferta de equipamentos sociais que contribuam para ampliar o tempo disponível das mulheres e a promoção da proteção social das mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza e para as melhorias das condições de vida de suas famílias. Por tudo isto, trata-se de ação intersetorial e de caráter social indubitável”, detalhou a assessora de Desenvolvimento de Projetos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço.

A coordenação geral da capacitação é da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do UNIFESO. “Primeiro vamos trabalhar o que chamamos de eixo comum, para depois trabalharmos as funções específicas de cada uma. O nosso grande objetivo é dar poder a essas mulheres, e para isso entendemos que elas devem estar conscientes da sua força, sua expressão política, a quem elas devem recorrer e como se fazer respeitar perante a sociedade. Além disso, vamos dar a elas oportunidade de cuidar da aparência, trabalhando também a questão da autoestima”, adiantou a professora Ana Maria. De acordo com ela, mais de cem teresopolitanas já realizaram a pré-inscrição na SMDM, com interessadas de 16 a 58 anos. “Muitas delas têm filhos e, para que possam participar dos cursos, será oferecida a eles uma oficina pedagógica organizada pelo curso Pedagogia do UNIFESO”, completou. O objetivo geral das oficinas é contribuir para o processo de socialização das crianças e jovens, utilizando o lúdico como instrumento de educação.

Legenda

Foto Profa. Ana Maria 014

A coordenação geral da capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho é da professora Ana Maria, diretora do UNIFESO

Fonte: Unifeso