Evento sobre literatura e games acontece entre os dias 9 e 12

A Universidade de Taubaté é uma das realizadoras do projeto

06/10/2014 - 11:26h

Com o objetivo de levar literatura para crianças e jovens, de forma conectada com as novas tecnologias, o 5º Festival Ligação (Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação) acontece em Taubaté, entre os dias 9 e 12 de outubro.

O evento é realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), pela Prefeitura de Taubaté, pelo Instituto do Mundo, pelo Games for Change e pela USP (Universidade de São Paulo), com o patrocínio da Campo Limpo Reciclagem e Transformação.

A programação, gratuita e aberta ao público, conta com diferentes atividades, entre elas: contação de histórias, roda de conversa, debate com escritores, espetáculos teatrais, oficinas (de games, de desenho, de criação de brinquedos), lançamentos de livros, atividades de lazer, exibição de filmes, entre outros.

“O evento tem como missão tornar a leitura encantadora para crianças e jovens, discutindo a chegada da tecnologia neste contexto”, explica a coordenadora do Ligação e responsável pelo sistema de bibliotecas da UNITAU, Márcia Maria de Moura Ribeiro.

De acordo com ela, a programação é diversificada, com atividades para crianças, jovens, pais e professores. Entre as temáticas discutidas estarão as mudanças geradas pela tecnologia na produção de literatura (como, por exemplo, os blogs de literatura), a atuação de jovens escritores (haverá uma discussão com adolescentes que já lançaram livros) e o papel dos games como ferramentas de aprendizado e de difusão do conhecimento.

Haverá ainda uma programação adulta, no horário noturno, com a contação de contos eróticos.

Nesta edição, o evento volta a ser descentralizado, ocorrendo em diferentes espaços de Taubaté. O núcleo principal de atividades é realizado no Sítio do Picapau Amarelo, mas há atrações em Departamentos da UNITAU e no Jardim Cultural.

A programação completa segue abaixo.

APOIO – Pela primeira vez, o Ligação será viabilizado por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), programa do Governo do Estado que permite a empresas apoiar projetos culturais com dedução de ICMS.

5º Festival Ligação (Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação)

Data: 9 a 12/10/14

Entrada: gratuita e aberta ao público

Endereços:

• Sítio do Picapau Amarelo (Avenida Monteiro Lobato, s/nº - Chácara do Visconde)
  • Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU (Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro)
  • Departamento de Informática da UNITAU (Av. Marechal Deodoro, 605 - Jardim Sta. Clara)
  • Jardim Cultural (Rua Domingues Ribas, 345, Chácara do Visconde)

Informações: contato@ligacao.org.br ou 3635-5166 e www.ligacao.org.br

Fonte: Unitau