Felicidade Interna Bruta

Palestra foi ministrada por representante do Instituto Visão Futuro

24/03/2014 - 09:33h

Se PIB (Produto Interno Bruto) nada mais é que a soma de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país, FIB (Felicidade Interna Bruta) é algo totalmente o inverso. A defesa de pessoas ligadas ao FIB é que o cálculo para medir a ‘riqueza’ de um país deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Esse foi o foco de mais uma importante palestra que a Faculdade Policamp promoveu no último dia 12 aos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. O tema Conceito de Ecovila e Felicidade Interna Bruta foi ministrado por Janir Coutinho Batista, colaborador dos projetos do Instituto Visão Futuro, ONG responsável pelas ações do FIB no Brasil.

O prof. Geraldo Gonçalves Junior, coordenador dos cursos de Contábeis e ADM, responsável por orientar os trabalhos sobre o FIB, ficou satisfeito com o resultado, tendo em vista que o palestrante discorreu sobre esse modelo de bem-estar que leva em conta nove dimensões: bem-estar psicológico, saúde, uso equilibrado do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, resiliência ecológica, governança e padrão de vida.

Os trabalhos foram encerrados com a apresentação pelos acadêmicos dos Sete Saberes para a Educação do Futuro, do prof. Edgar Morin: as cegueiras do conhecimento; os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, ensinar a compreensão; e a ética do gênero humano.

“Ficou claro para todos que o conteúdo trabalhado durante o semestre motivou cada um a colaborar para que seja possível mundo melhor, mais solidário, mais justo, onde todos possam ser felizes”, disse a professora Suely Castro de Almeida.

O FIB

O FIB (Felicidade Interna Bruta) começou no Butão, pequeno país vizinho da Índia e da China, em 1972, com a proposta de rever o conceito de desenvolvimento social e econômico. Após mais de duas décadas, os índices de analfabetismo e mortalidade infantil caíram drasticamente no país e as belezas naturais estão preservadas, sendo 25% do território formado por parques nacionais. Mais informações sobre o FIB no portal www.felicidadeinternabruta.org.br

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Policamp