Ser Universitario
 
 

FESO Pro Arte lança programação

cultural para 2014

28/04/2014 - 15:56h

O Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) preparou uma extensa programação artístico-cultural para 2014, que promete reunir em seu Salão Nobre e na Galeria de Artes, além de escolas e igrejas de Teresópolis um animado público de todas as idades. Dentre as atrações estão a tradicional série Concertos de Gala, as exposições de artistas plásticos e o famoso festival PoÊterÊ. As novidades para este ano são os Concertos para Juventude, o Seminário Pro Arte e o Edital Novos Talentos de Terê (ENTERÊ). E, para quem gosta de interpretar ou sempre teve vontade de aprender a desenhar ou tocar algum instrumento, o CCFP também oferece cursos livres de piano, violão, canto, canto-coral, desenho em pranchetas e artes plásticas. Em outra modalidade de cultura estão os cursos de filosofia e história da arte.

 

“Dando continuidade às suas atividades, o Centro Cultural FESO Pro Arte inicia a temporada de eventos deste ano com força total. Este ano estão programadas várias apresentações musicais, exposições de arte e o imperdível Festival PoÊterÊ. Além dos tradicionais eventos, o CCFP também oferece cursos nas mais variadas modalidades. Não deixe de conferir”, convida o Coordenador Geral do Centro Cultural, professor Jorge Bragança, lembrando que os eventos têm entrada franca.

 

Concertos de Gala

A tradicional série Concertos de Gala, que tem o objetivo de levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais mensais de música de câmara, canto e concertos, retorna ao Salão Nobre do Centro Cultural no dia 10 de maio com a Noite Argentina, que vai contar com a participação do Duo Milewski: Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer (violino e piano).

 

As demais apresentações acontecem nos dias 24 de maio na Noite Espanhola com Angela Diel e Eliara Puggina (canto e piano); 5 de julho na Noite Brasileira com Eudóxia de Barros (piano solo); 9 de agosto na Noite Norte-Americana com Harold Emert e Cristina Nascimento (oboé e piano); 20 de setembro na Noite Russa com Paula Da Matta (piano solo); 25 de outubro na Noite Sueca com Duo Passuni & Domingues (violino e piano); e dia 1º de novembro na Noite Italiana com Duo Santoro: Paulo e Ricardo Santoro (violoncelos).

 

Além das atrações especiais, a série também prevê a apresentação de estudantes das redes estaduais e municipais de ensino de Teresópolis na abertura de cada concerto, por meio de parceria com a secretaria municipal de Educação e com as escolas estaduais. Após as apresentações serão oferecidos coquetéis de encerramento visando criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária típica.

 

Concertos para Juventude do CCFP

Inspirado nos antigos “Concertos para a Juventude” que figuraram nos anos 70, a série do CCFP pretende levar à população de Teresópolis – principalmente a rural –, apresentações de recitais didáticos em espaços comunitários como escolas, salões paroquiais e clubes.

 

Na agenda, apresentações com o Duo Milewski (violino e piano) no dia 13 de maio, no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova; Duo Ricardo Oliveira e Márcio Pombo (Canto e Teclado) no dia 20 de agosto, na Igreja de Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa e no dia 6 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Bonsucesso.

 

Galeria de Artes

A Galeria de Artes é um dos espaços do Centro Cultural destinado a exposição de trabalhos de artistas plásticos na forma de exposições coletivas ou individuais. Por meio de contatos com os próprios artistas e outros espaços de cultura destacam-se no conjunto de exposições realizadas as de Sebastião Salgado, várias Coletivas da Oficina de Gravura do Ingá (Museu do Ingá), a exposição de parte do acervo do Parque Lage, e as exposições individuais de Alexandra Morizot, José Igino, Ricardo Queiroz e Carlos Martins, Ruben Grillo, Ana Letícia e Fayga Ostrower (Acervo da Fundação Fayga), entre outras.

 

Para a agenda de exposições em 2014 estão previstos: Vagner Queiroz (gravura e objetos) de 10 de maio a 30 de junho; Márcio RM (Fotografia) de 5 a 28 de julho; coletiva da Oficina de Gravura do CCFP e Jean Shimada (Gravura) de 9 de agosto a 9 de setembro; Ricardo Queiroz (Acrílico sobre tela) de 20 de setembro a 27 de outubro; Coletiva Ilustradores de 1º a 31 de novembro; e Coletiva de Arte e Artesanato com bazar de Natal de 6 a 29 de dezembro.

 

Seminário Pro Arte

O Seminário Pro Arte, previsto para acontecer em outubro, é um encontro artístico-acadêmico que visa um trabalho de reflexão, debate e encontro de ideias entre as manifestações artísticas e culturais. Com o tema “A arte e a cultura no Brasil Contemporâneo”, o encontro multidisciplinar tem como maior desafio reunir estudantes, artistas e intelectuais das maiores universidades do país com personalidades da política cultural do Estado do Rio de Janeiro.

 

XIV Festival PoÊterÊ

O Festival PoÊterÊ, sob a forma de maratona artística com doze horas de duração, consiste em um evento de expressão ímpar na programação do Centro Cultural, reunindo as sete artes: música, dança/coreografia, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. Conta com a presença de artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão, além de estudantes universitários e de escolas públicas municipais e estaduais que são convidados a participar com apresentações diversas. Também acontece, desde 2013, a FliTerê, onde são realizadas exposições e venda de livros e artesanato.

 

Em 2014, o CCFP dirigirá convite de homenagem ao poeta mato-grossense Manoel de Barros, como Patrono do Ano e, como Personalidade Poética, o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador baiano Bule Bule. A previsão de realização do festival é para o mês de novembro.

 

Cursos Livres

Visando oferecer uma formação artística diferenciada em Teresópolis, o Centro Cultural oferece em seu espaço cursos livres de piano, violão, canto, canto-coral, filosofia e história da arte, desenho em pranchetas e artes plásticas. Para este ano, o CCFP pretende ainda criar, por meio do curso de canto-coral, um Coral do UNIFESO visando à integração de estudantes, funcionários e moradores de Teresópolis, ampliando assim a oferta cultural em nossa cidade.

 

Edital Novos Talentos de Terê (ENTERÊ)

Em 2014 o CCFP pretende desenvolver um projeto de captação de novos talentos locais, funcionando por meio de edital de seleção, com vistas a democratizar o acesso à arte e à cultura, através da oportunidade de jovens artistas amadores submeterem projetos artísticos em várias modalidades e participarem do calendário anual do CCFP a partir de 2015.

 

Maiores informações sobre dias e horários pelo telefone (21) 2644-5762 ou e-mail centrocultural@unifeso.edu.br. O Centro Cultural FESO Pro Arte funciona na Rua Gonçalo de Castro, 85, no Alto.


Fonte: Unifeso
Tags: