20/01/2015 - 11:12h
A Universidade de Taubaté recebe, a partir de 21 de janeiro, solicitações para novas inscrições e aditamentos de contratos já realizados do Financiamento Estudantil (FIES).
Os estudantes deverão procurar o Setor de FIES, na Central do Aluno, que fica na Rua Barão da pedra Negra, 162, no Centro de Taubaté.
Para 2015, mais um curso começa a oferecer o benefício: Educação Física bacharelado (a licenciatura já contava com o programa).
Com o objetivo de auxiliar os alunos, a UNITAU disponibiliza abaixo informações gerais sobre o programa e um roteiro para obter o Financiamento.
Como funciona?
O FIES é um programa do Governo Federal que permite ao aluno financiar até 100% do curso, com taxa de juros de 3,4% ao ano, e só começar a pagar após 18 meses de formado. Durante o período de estudo, ele paga parcelas de R$ 50,00 a cada três meses, referentes à amortização dos juros do financiamento.
Quem define o limite do percentual que poderá ser financiado é o próprio sistema do FIES, no momento em que o aluno se cadastra. O valor varia de 50% a 100% e de 5% em 5% (exemplo: 50%, 55%, 60%. 65%...100%).
Regras gerais
Para participar do FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado e, para os que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano da conclusão do Ensino Médio ou nas edições posteriores do exame.
Para os estudantes que solicitarem o FIES a partir do dia 30/03/2015, será necessário ter obtido rendimento igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação do ENEM.
Os seguintes cursos da UNITAU não possuem com FIES: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Logística e Sistemas de Informação.
Prazo e local
As adesões ao FIES serão realizadas a partir de 21/01 e até o início do mês de junho para o primeiro semestre de 2015. Já as renovações, suspensões e transferências serão realizadas até o mês de março.
A UNITAU reforça que o processo de adesão ao FIES pode ser feito com tranquilidade, pois a cota de Financiamento é ilimitada, ou seja, todos os alunos que atenderem os requisitos do Governo Federal para o programa serão contemplados. Contudo, também não é recomendado que o estudante deixe para resolver sua adesão ao FIES para última hora.
O setor de FIES está localizado na Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3625-4126 ou 3625-4182.
As senhas serão distribuídas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 19h. O atendimento será realizado de acordo com as senhas.
Aditamento
Os acadêmicos que já têm o FIES devem procurar a Central do Aluno para renovar, transferir, suspender ou dilatar o benefício. Para todos os procedimentos, é necessário ter a senha do Portal FIES, cadastrada pelo aluno no ato da inscrição. Sem essa senha, não é possível realizar nenhuma das solicitações.
Os alunos que não efetuarem a renovação do Financiamento Estudantil terão seus descontos condicionais suspensos, até que a situação no FIES seja regularizada. Para realizar o aditamento é necessário que o aluno não possua pendências financeiras (mensalidades atrasadas ou despesas de biblioteca) com a Instituição, esteja com o pagamento das parcelas trimestrais do FIES em dia e que compareça ao Setor do FIES com a seguinte documentação:
Alunos do regime anual
• Comprovante de rematrícula;
• CPF;
• Senha cadastrada no SisFIES Portal (não será permitido o acesso a e-mail para recuperação de senha no Setor de FIES. Caso o aluno não se recorde qual é a sua senha cadastrada, deve recuperá-la antes de comparecer à Universidade para a renovação do financiamento);
• E-mail de cadastro no SisFIES Portal e senha, para eventuais atualizações de cadastro (idem item acima).
Alunos do regime semestral
• Comprovante de rematrícula;
• CPF;
• Senha cadastrada no SisFIES Portal (não será permitido o acesso a e-mail para recuperação de senha no Setor de FIES. Caso o aluno não se recorde qual é a sua senha cadastrada, deve recuperá-la antes de comparecer à Universidade para a renovação do financiamento);
• E-mail de cadastro no SisFIES Portal e senha, para eventuais atualizações de cadastro.
* Para os estudantes (de cursos anuais e semestrais) que desejarem incluir disciplinas em regime de dependência, de adaptação ou de enriquecimento curricular, será necessário apresentar o comprovante de matrícula na referida disciplina, para que o Setor de FIES tenha o valor a ser inserido no financiamento.
Como realizar a inscrição (novos financiamentos)
1. O aluno deve se inscrever no site do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br;
2. O sistema emitirá uma senha, que deve ser guardada, pois será necessária no ato da inscrição;
3. Concluída a inscrição no site do FIES, o aluno precisa entregar a documentação (a lista segue ao final da página), dentro do prazo estabelecido pelo próprio SisFIES, na Central do Aluno. Se o aluno perder o prazo: o valor reservado para o financiamento e o nome do estudante retornam ao sistema. Assim, o aluno precisará se inscrever novamente no dia seguinte ao vencimento da inscrição e reiniciar o processo.
4. Após três dias da emissão da DRI – Documento de Regularidade de Inscrição – o estudante deve retornar ao Setor de FIES para retirar o documento e levá-lo ao banco para a formalização do contrato.
5. Com o contrato em mãos, o aluno precisa entregar uma cópia do documentos na Central do Aluno.
Documentos a serem entregues no Setor de FIES/Central do Aluno (todos originais seguidos de cópia ou cópias autenticadas):
• Ficha da inscrição;
• Documentos de identidade (o documento informado no momento da inscrição deve ser o documento entregue) e CPF de todos os membros do grupo familiar. Em geral, nos casos de membros da família menores de 12 anos que não tiverem RG, deve ser apresentada certidão de nascimento;
• Comprovante de residência do grupo familiar (conta de água, luz ou telefonia móvel de onde efetivamente reside a família);
• Comprovante de rendimentos de todos os membros da família maiores de idade:
Que trabalham:
- 3 últimos contracheques/holerites, no caso de renda fixa e em comissão;
- 6 últimos contracheques/holerites, no caso de pagamento de horas extras.
Aposentados:
- Extrato Dataprev (o documento pode ser impresso no site Dataprev – extratos e pagamentos – gravar no Word e apresentar impresso).
Autônomos:
- Apresentar cópia do Imposto de Renda, do DECORE (Declaração de Contribuição e Rendimentos) ou 3 últimos Pró-labores – DECORE e Pró-labores devem estar assinados por um contador.
Que não possuem renda:
- Declaração de próprio punho de que não possui renda, com firma reconhecida em cartório;
• Histórico escolar do Ensino Médio e certificado de conclusão do candidato;
• Comprovante de notas do ENEM, caso tenha concluído o ensino médio a partir de 2010 (retirar no site do INEP). A partir do dia 03/03/2015, os candidatos ao FIES deverão apresentar notas iguais ou superiores a 450 pontos no exame e não ter zerado na redação;
• Em se tratando de pais separados, trazer cópia do termo de audiência estipulando o valor da pensão, se houver, e o holerite com o valor destinado à pensão, além de certidão de casamento com a averbação do divórcio. Se falecido, certidão de óbito.
• Alunos casados precisam trazer a certidão de casamento; divorciados, a certidão de casamento com a averbação da separação; e viúvos, certidão de óbito do cônjuge.
Mais informações sobre o FIES podem ser obtidas no site do Financiamento ou no aqui no site da UNITAU.
SERVIÇO
INSCRIÇÕES E ADITAMENTOS DO FIES
Quem: todos os alunos que contam com o benefício e aqueles que querem obter devem procurar a Central do Aluno
Quando: a partir de 21/01/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 19h
Onde: o setor de FIES está localizado na Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro
Como: existe um roteiro para quem quer obter o benefício e uma lista de documentos necessários (veja acima)
Informações: no site do FIES, da UNITAU, e nos telefones (12) 3625-4126 ou 3625-4182