Ser Universitario
 
 

IV Encontro de Administradores

lota auditório do UNIFESO

17/08/2012 - 10:31h

Na noite de 15 de agosto, estudantes, profissionais e interessados pela área de Administração se reuniram no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para prestigiar o IV ENCAD – Encontro de Administradores no Interior do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ), o evento, que busca promover a integração dos atuais e futuros profissionais da Administração lotou o Auditório Omar Magalhães, abordando o tema “O Fenômeno da Liderança Integral”.

Para a abertura do evento estiveram presentes a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); professora Valéria de Oliveira Brites, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; professor Jucimar André Secchin, representante docente do CRA/RJ junto ao UNIFESO; Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ; Rodolpho Peixoto Mader Gonçalves, representante do CRA/RJ em Teresópolis; e Marta Almeida, chefe de interiorização do CRA/RJ. A palestra foi ministrada pelo mestre em Administração e economista Wanderley Passarella, diretor presidente da GPC Química e presidente dos Conselhos de Administração da Copenor e da Senergen – Energia Renovável.

A professora Ana Maria declarou sua satisfação em receber mais uma edição do ENCAD na Instituição. “Acho de extrema relevância este contato do Conselho de Administração com os estudantes, os egressos, a Instituição e a sociedade. Para os estudantes porque possibilita este contato com grandes profissionais da área. Já o egresso retorna para um grande evento e ainda tem o contato direto com o Conselho. O Centro Universitário tem a oportunidade de trocar informações e a sociedade de estreitar laços”, ressaltou. A professora Valéria Brites também expressou sua alegria em acolher o encontro. “Este evento é um diferencial para nossa cidade. É um momento em que os estudantes têm uma visão diferenciada do que aprendem em sala de aula. E o tema é muito relevante. Afinal de contas, qual profissão não utiliza a liderança?”, questionou a coordenadora.

O administrador Wagner Siqueira contou que seu contato com o UNIFESO vem desde a década de 80, quando a Instituição já apoiava a Administração e o Conselho. “Agradeço a consideração que o Centro Universitário sempre teve para com o CRA”, disse o presidente. “Este encontro é uma maneira de nos relacionarmos mais com os estudantes, que já saem daqui com uma maior consciência profissional”, ressaltou, lembrando que os estudantes podem procurar o Conselho para se informar de como usufruir tudo o que o CRA oferece, como jornais, revistas, a rádio, a TV, e acesso aos eventos. Para o administrador Rodolpho Gonçalves “é importante que, desde agora, os alunos sintam que o conselho está presente, orientando, colocando a perspectiva profissional adequada”.

 “O ENCAD é uma excelente oportunidade para aprimorarmos nossos conhecimentos e relacionamentos pessoais e profissionais, revermos colegas da graduação e de nosso dia a dia no trabalho, bem como aumentamos nosso networking. Também podemos observar como tem crescido a comunidade acadêmica  e profissional dos administradores ao longo dos últimos anos, e como tem sido sua inserção na sociedade. As  palestras sempre nos contemplam com temas atuais e de extrema valia, com discussões voltadas para pequenas, médias e grandes organizações”, comentou o professor Jucimar Secchin.

Discutindo a liderança

Durante a palestra “O Fenômeno da liderança integral”, Wanderley Passarella abordou alguns tópicos como “o que é liderança?”, “líderes e administradores”, “confiança e motivação”, focos dos líderes e a liderança integral”, “liderança e inteligência espiritual”, “questões existenciais”, “a transformação humanista transdisciplinar”, “a liderança tradicional”, “a liderança integral” e “o curso de liderança integral”. “É sempre bom compartilhar trinta anos de experiência. Um ótimo momento de passar o que vejo como sendo a realidade do mercado. Além disso, pude trazer conceitos novos para os estudantes, os egressos e os profissionais”, ressaltou o palestrante, que destacou este como o melhor momento para a administração pela paz. “O ambiente empresarial tem sido muito tóxico. Por exemplo, 25% dos funcionários de bancos estão de licença por problemas psicossomáticos. É muito importante o jovem entender desde já estas questões existenciais”, pontuou.

A estudante de Administração Rejane Ribeiro Cavalcante ressaltou uma fala do palestrante em que ele explicou que para o administrador escolher qual padrão de liderança vai desenvolver em relação aos seus subordinados, ele deve considerar e avaliar três forças: quem você é, quem são as pessoas e qual o ambiente. “Penso que liderança é uma posição que todos almejam alcançar, para isso é preciso ter ousadia, perseverança e disciplina. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para se alcançar a eficácia dos subordinados. Uma empresa sem líderes não muda e sem administradores perde sua identidade, por isso a empresa precisa desses dois perfis. Todos nós precisamos nos desenvolver para liderar, pois não existe liderança se não há mudança”, explicou a estudante. “Agradeço ao UNIFESO e ao CRA por nos proporcionarem uma palestra maravilhosa e com um alto nível de aprendizado para o nosso dia a dia”, completou. O estudante Luiz Paulo Andrade ficou feliz por ter sido sorteado ao final da palestra. “Ganhei o livro ‘Fábrica de Ideias’, de autoria do Wanderley Passarella”, contou Luiz, lembrando de que, segundo o palestrante, “os desafios do administrador como líder integral no Brasil são o excesso de burocracia, as leis ambíguas, o excesso de corrupção e os abusos de organizações ilegais”.

Sobre o CRA/RJ

O CRA é uma entidade civil dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, criada pela Lei Federal 4.769, de 9 de setembro de 1965, como órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. Congrega 41 mil profissionais de Administração no Estado do Rio de Janeiro e 4.300 empresas que atuam no campo da Ciência da Administração. Dentre suas finalidades estabelecidas em lei, destaca-se a de unificar e fortalecer a categoria profissional dos Administradores. Não recebe nenhuma subvenção do Governo Federal, sendo mantido pela anuidade, paga pelos profissionais inscritos. Mais informações sobre o CRA/RJ no site www.cra-rj.org.br.

Encontro de Administradores no Interior do Estado do Rio de Janeiro

Encontro de Administradores no Interior do Estado do Rio de Janeiro


Fonte: Unifeso
Tags: