IV Fórum Interdisciplinar

debate sobre o ECA.

20/06/2012 - 13:42h

O campus Santa Teresinha do UNISAL São Paulo realizou no dia 29 de maio o VI Fórum interdisciplinar, reunindo alunos dos cursos de Pedagogia, Direito e Administração e a comunidade externa para refletir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 22 anos de existência.

O ECA permanece no campo das ambiguidades sociais e jurídicas, e por isso o tema do evento foi: ECA – 22 anos cem (sem) respostas.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Diretor Operacional, Sílvio Guarde, e participaram da mesa os professores Karen Simões Monteiro, Rodney Claide Bolsoni Elias da Silva e Alexandre de Paula Franco. O mediador foi o prof. Vasconcellos Vilarino

A Profa. Karen apresentou um panorama geral da história da criança do Brasil, sobretudo na perspectiva do contexto das organizações e do tratamento da sociedade para o tema.

Em seguida, o Prof. Rodney destacou os aspectos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere à sua constituição,
implicação jurídica e aplicabilidade.

O Prof. Alexandre apresentou a história do ECA vinculada ao movimento educacional brasileiro e à consolidação do Estado de Direito Nacional, tanto no âmbito dos direitos integrais, como no aspecto educacional, como um dos principais fundamentos do sistema de proteção à criança e ao adolescente.

Para a aluna Luzia Bueno, do curso de Pedagogia, “por mais que se criem leis para garantir direitos, de nada adianta se não houver uma retomada de consciência global dentro de um processo de rehumanização”.

Fonte: Unisal
Tags: