IX Encontro de Pesquisadores da motricidade Humana

e V Seminário Clube Escola

23/04/2013 - 13:01h

O curso de Educação Física e demais interessados na área de esportes puderam acompanhar, nesta segunda-feira (15), um evento que acrescentou muito conhecimento à área.

Com palestras distribuídas durante a tarde toda, os temas variaram entre “Desenvolvendo e avaliando a evolução humana por meio do esporte”, “O sentido da aprendizagem no esporte”, “Competências do educador no ensino do esporte”, entre outros. Além disso, foram realizadas mesas redondas e um bate-papo com os palestrantes em salas de aula e uma cerimônia de encerramento, no fim da tarde.

Uma das palestras salientou a contribuição do esporte para o desenvolvimento infanto-juvenil e comunitário, e o tema se estendeu para problemas sociais que agravam as condições de prática de esporte nas escolas, sempre reforçando a importância de promover aulas de qualidade nas escolas do país.

O Prof. Dante de Rose Jr., do Projeto SEME/UNESCO, falou da importância de desenvolver competências sociais, além de proporcionar o hábito de manter atividade física. “Quando você ensina uma criança a jogar um jogo, há dinâmica; você precisa instigar o raciocínio lógico e rápido: ‘se aquela bola vier para tal direção, o que vou ter que fazer?’. Dessa maneira, preparamos o indivíduo para a vida lá fora, ele desenvolve a capacidade de articulação e resolução de problemas de forma dinâmica e bem pensada”, disse.

Dentre outros debates e perguntas abertas à plateia, o rumo das palestras mostrou que devem ser feitas muitas melhorias e mudanças no setor de Educação Física no país, e que deve partir tanto dos educadores, como dos educandos, como do Governo em si, para construir uma sociedade mais saudável e satisfeita com o ritmo de vida.

As palestras aconteceram no Auditório do Térreo na Unidade Mooca, tendo início às 8h e encerramento às 17h30.

Ana Carolina Costa

Fonte: São Judas