IX Semana de Comunicação Social 2013

tinha como objetivo entreter e ensinar sobre táticas audiovisuais

26/04/2013 - 11:49h

Em sua primeira semana no primeiro semestre de 2013, a Semana de Comunicação reuniu, como de costume, alguns representantes reconhecidos na área, para esclarecer dúvidas, apresentar novas visões e comentar sobre o mercado de trabalho.

Dentre as atividades realizadas durante a semana, o Ciclo de Cinema, desenvolvido pela professora Carmen Lúcia José, tinha como objetivo entreter e ensinar sobre táticas audiovisuais. “Desta vez resolvemos passar filmes totalmente diferentes uns dos outros, destoando dos outros anos. Antes de cada sessão, os professores que ficaram na exibição comentavam sobre como o filme se relacionava com as matérias do currículo do curso, depois havia a sessão, e, por fim, abriam para perguntas”, explica. Os filmes exibidos foram: “SOS Saúde” (direção: Michael Moore), “Lavoura Arcaica” (direção: Luiz Fernando Carvalho), “O Caminho das Nuvens” (direção: Vicente Amorim), “Apenas Uma Vez” (direção: John Carney) e “Corações e Mentes” (direção: Peter Davis).

Os convidados, ministrando palestras e propondo debates nos três auditórios da Universidade, vieram de diversos meios de comunicação e falaram sobre o ambiente de trabalho, suas trajetórias e deram dicas aos alunos comunicólogos. Um deles foi Fernando César, da Rádio Transamérica, e ele comentou sobre a voz de radialistas. “A voz que usamos [radialistas] não é nossa. Para quem quer trabalhar com rádio, existe uma busca para achar a voz mais adequada. Demorei para encontrar a minha”, conta.

Também voltando-se aos conselhos para graduandos do curso, Fernando Rocha, do programa “Bem Estar”, exibido pela Rede Globo, aconselhou que todos os alunos de Comunicação estejam preparados para lidar com o mercado competitivo e dinâmico. “Se quiserem realmente continuar nesta profissão, têm que se adaptar a diversos assuntos. Isso é Comunicação”.

A IX Semana de Comunicação Social de 2013 ocorreu de 08 a 12 de abril, nas unidades Mooca e Butantã, em todos os auditórios no período da manhã e da noite. O evento tem sua segunda parte no segundo semestre do ano.

Fonte: São Judas
Tags: