Jornais da CTI são disponibilizados em plataforma on-line pela UNITAU

Grupo de pesquisa em comunicação quer mostrar

03/10/2013 - 12:52h

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação (Nupec) da Universidade de Taubaté (UNITAU) quer disponibilizar, de forma on-line, o CTI Jornal, publicação considerada por pesquisadores da área a mais importante do período do industrial Felix Guisard, fundador da Companhia Taubaté Industrial, a CTI. O grupo pretende que o acervo digital possa ser consultado pelo público em geral até o final de 2013.

A ideia de digitalizar os jornais surgiu após cópias da publicação serem entregues no Departamento de Comunicação, há dez anos. Não se sabe ao certo quem levou essas cópias para lá – acredita-se que alguém da família Guisard as tenha oferecido. Em Taubaté, o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), também da Universidade, tem cópias do jornal.

O responsável pelo projeto e coordenador do Nupec, Prof. Dr. Robson Bastos, explica que o objetivo é permitir que a comunidade em geral possa conhecer os jornais, que ajudam a compreender como era a cidade no passado. “Democratizar e informar para que as pessoas vejam como era a vida antigamente. O jornal falava de legislação, cinema, relações políticas e religiosas. Era outra Taubaté.”

Bastos alerta também para a importância desse jornal para a região – ele é considerado o primeiro jornal empresarial do Vale do Paraíba. “É um registro da vida da cidade. Muitas pessoas tinham algum parente ou conhecido que trabalhava na fábrica”. O jornal, de circulação mensal, foi veiculado de 1937 a 1942, ano em que Félix Guisard faleceu.

Estarão disponíveis para consulta exemplares desde a criação da publicação até o último ano de divulgação. Eles serão postados em um site que poderá ser acessado pelo público em geral.

Fonte: Unitau
Tags: