Licenciaturas debatem sobre o papel

social e político do professor.

23/05/2012 - 10:53h

Os cursos de licenciatura da Unidade de Lorena – Filosofia, História, Matemática, Pedagogia e Psicologia – realizaram a Semana das Licenciaturas, de 16 a 18/5, com grande participação, não só de alunos, mas também de público externo, interessados nas reflexões sobre as questões que envolvem o universo da educação brasileira. O tema da Semana foi "O papel social e político do professor". Houve palestras, oficinas, debates, exposições, filmes, música e teatro, atividades diversificadas que ocuparam os espaços do UNISAL e proporcionaram reflexões sobre a importância dos profissionais da educação e, em especial, do professor, como ressalta o Prof. Antonio Tadeu de Miranda, coordenador do curso de História e um dos organizadores. O coordenador afirma que “ao iniciar com a palestra extremamente provocadora do Prof. José Pacheco, idealizador de um projeto de escola revolucionário (o conhecido Projeto Escola da Ponte), o evento já sinalizava seus objetivos. Em todas as atividades, a Semana procurou promover, de algum modo, a desestabilização dos profissionais e estudantes da área de educação para uma sensibilização face aos desafios que a realidade educacional apresenta, em todas as suas dimensões, mas especialmente nos aspectos social e político”. No fechamento da semana, prossegue o Prof. Tadeu, a apresentação do filme "Nem um a menos" (Zhang Yimou, China, 1999), contando a história de uma garota de 13 anos que, com sua garra e pertinácia, atrai a atenção da sociedade para as necessidades e valores da escola onde trabalhava, foi como um resumo das propostas do encontro: tornar evidente a importância do professor enquanto agente social e político, que tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da sociedade – de qualquer tempo, lugar e cultura. No primeiro dia da Semana, foi apresentada a pesquisa feita em cidades da região sobre a lembrança que cada um tem dos professores. Um túnel foi instalado no caminho para o Teatro São Joaquim com a presença de atores encenando situações vividas por professores.

Fonte: Unisal
Tags: