Odontologia do UNIFESO

participa da Reunião Anual da ABENO

26/08/2014 - 18:14h

“Ousar para transformar no ensino odontológico”. Este foi o tema central da 49ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), para qual o curso de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi convidado a participar levando cinco trabalhos. O evento aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, de 30 de julho a 1º de agosto, tendo como representantes do UNIFESO os professores Monique da Costa Sandin Bartole, coordenadora do curso, Leonardo Tostes, coordenador da Clínica-Escola de Odontologia; Mônica Miguens Labuto e Daniela Coelho Chaves Pires.

O trabalho “Ensino e serviço: experienciando para (re)significar a produção do cuidado”, desenvolvido pelas professoras Monique e Daniela, ficou entre os cinco selecionados, de todo país, para ser apresentado no Encontro ABENO de Preceptores da Rede de Serviços Vinculados aos Projetos PRÓ e PET Saúde. A qualidade acadêmica do UNIFESO tem chamado a atenção da Associação, já que pelo segundo ano consecutivo o mesmo grupo é convidado a levar ao encontro o trabalho desenvolvido dentro da mesma temática. Como parte deste reconhecimento, um integrante do grupo recebe como premiação os gastos da viagem custeados pela ABENO, sendo beneficiada a estudante Juliana Santos, que representou o UNIFESO no ano passado, e a preceptora Daniela, participante deste ano. “Trata-se de um evento de uma instituição forte na área de Odontologia, em que marcamos presença novamente conquistando este reconhecimento do grupo, principalmente pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde que está se fortalecendo na ABENO”, comemorou a professora Monique, acrescentando que a participação foi muito proveitosa também por dar espaço para discussões e trocas de ideias. No evento os professores do UNIFESO também estiveram em contato com personalidades da área, como o Dr. Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal.

Também foram apresentados os estudos “Teste de Progresso na consolidação de competências do corpo acadêmico” e “A integração entre laboratório e clínica odontológica com metodologias ativas”, dos professores Monique da Costa Sandin Bartole, coordenadora do curso, e Leonardo Tostes, coordenador da Clínica-Escola de Odontologia; “A IETC inovando no desenvolvimento educacional para integralidade do cuidado”, dos professores Monica Miguens Labuto, Monique da Costa Sandin Bartole, Daniela Colho Chaves Pires, Cristiane Gomes, Walmir Rodrigues e Thaís Labuto Gesualdi; e “Desenvolvendo tecnologias leves e linhas de cuidado na formação odontológica”, das professoras Monique da Costa Sandin Bartole, Daniela Coelho Chaves Pires, Mônica Miguens Labuto e da estudante Juliana Santos.

Fonte: Unifeso
Tags: