02/04/2012 - 12:39h
O palestrante do Conglomerado Alfa disse que não é a primeira vez que ministra palestra ao Grupo, e ficou feliz com o convite do diretor geral, prof. José Carlos Pacheco Coimbra. Ele fez questão de mostrar alguns conceitos que considera primordiais para o bom profissional nos dias atuais, que convive com um mercado altamente globalizado e competitivo. E garantiu que se alguém conseguir captar a essência desses conceitos, já teria valido a pena, e ele já teria ganhado a noite.
Citou as primeiras lições no gerenciamento de pessoas, onde a conjugação dos verbos compartilhar, investir e inspirar, é fundamental. Para ele, a busca constante da excelência é a inspiração para a missão do grupo forte e presente em todo o mundo.
Usou frases celebres e que considera marcantes no mundo business, ao mencionar lições de pessoas vencedoras, como a frase de Bernardinho, técnico de vôlei da seleção brasileira, que é “fazer valer cada ponto como se fosse o último, cada jogada como uma oportunidade, e cada minuto como o último da partida”. Essa receita é infalível e faz a diferença em time vencedor.
Também falou sobre liderança, como forma de transformar um grupo de pessoas numa equipe coesa, ao citar Peter Drucker, que afirma que o líder é tão somente aquele que atinge os resultados.
Fabio Amorosino falou sobre perseverança, obstinação e superação constante. “Quem precisa trabalhar é melhor do que aquele que não precisa. Por isso, a atitude sempre fez e fará a diferença”, disse. E fez questão de definir com mais uma importante frase de H. Betlhen, que ‘a superação é a humildade de aprender com o passado, ser inconformado com o presente e desafiar o futuro’.
Já em relação à atitude, afirmou que é preciso fazer a diferença, ter foco, agir com destreza, converter o cliente e gerar lucro. Afinal, que satisfaz clientes, sobrevive; quem encanta clientes, cresce.
Ao abordar o tema, apontou quatro perguntas aos acadêmicos - as questões para o ano de 2012: o Brasil é tão bom quanto parece? O quanto ele é bom de fato em termos relativos? E se o mundo melhorar? E se o mundo piorar? E claro, comentou que o futuro é uma incerteza à frente. “Ninguém sabe o que vai acontecer. O que vai acontecer não é uma ciência exata”.
Hoje, acontece a última palestra do ciclo que teve início no dia 14 de março. O tema é "Engenharia no Brasil - situação atual e perspectivas de carreiras e perfil", e será ministrado pelo Diretor de Recursos Humanos da Eaton Corporation para a América do Sul, Wellington D. Silvério.