PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PODEM

27/02/2015 - 10:54h

Untitled Document

Plano visa profissionalizar docentes

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas, até o dia 13/03, para o Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica), iniciativa do Governo Federal que oferece cursos de graduação gratuitos para professores da educação básica que atuam na rede pública.

O coordenador do Parfor na UNITAU, Prof. Me. Cesar Augusto Eugenio, explica que a proposta do Plano é garantir que os docentes já em atuação possam se profissionalizar, o que colabora para a carreira dos professores e para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas.

Ele também comenta que o curso é totalmente subsidiado e semelhante à graduação oferecida na Universidade e que conta com um corpo docente de qualidade. “O professor tem aula na UNITAU, nos mesmos moldes e horários dos cursos da Universidade, mas sem custo algum. Os docentes que ministrarão as aulas são altamente capacitados.”

Atualmente, uma turma de docentes já realiza o curso de Pedagogia na UNITAU por meio do Parfor. O grupo conclui a graduação no final do semestre.

Cursos disponíveis

Há a opção do curso de Pedagogia (1ª licenciatura), direcionado para docentes que fizeram o antigo Magistério. Ele tem duração de três anos e possibilidade de aulas no período da manhã ou da noite, de acordo com a demanda.

São oferecidos também cursos de 2ª licenciatura (Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas), destinados para professores que são formados em uma área, mas atuam em outra. Eles têm duração de um ano e meio e são realizados no período noturno.

Por fim, há os cursos de Formação Pedagógica (Ciências Biológicas, Física e Química), que podem ser cursados por professores que têm a formação em bacharelado. Eles também têm duração de um ano e meio e são realizados no período noturno.

Inscrições

Os professores interessados devem realizar o pré-cadastro no site do Parfor até o dia 13/03/15, seguindo as instruções do próprio portal.

Inscrições para o Parfor

Data: até 13/03/15

Quem: professores da educação básica que atuam na rede pública

O que: cursos de graduação gratuitos

Como: é necessário realizar o pré-cadastro no site do Parfor.

ACOM/UNITAU

Fonte: Unitau