Professores das Engenharias

visitam Banco de Testes do INPE.

20/06/2012 - 13:35h

Os professores da coordenação dos cursos de Engenharia do UNISAL Lorena, José Lourenço Júnior (coordenador), Renata Perrenoud Chagas, Henrique Sampaio e César Botura, visitaram o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em Cachoeira Paulista, na sexta-feira, dia 8/6.

A visita ao INPE teve dois objetivos: conhecer o Banco de Testes com Simulação de Altitude (BTSA), que tem como finalidade principal testar propulsores utilizados em manobras espaciais (veja explicação abaixo), e reunir o grupo para dar continuidade ao planejamento das atribuições de aulas e planos de contratação de docentes para as engenharias, para os próximos seis anos.

Segundo o coordenador, Prof. José Lourenço, esse planejamento possibilita uma visão de longo prazo dos desdobramentos dos cursos.

Banco de Testes com Simulação de Altitude

De acordo com informações do INPE, o Banco de Testes com Simulação de Altitude (BTSA), inaugurado em 1999, é o único no Hemisfério Sul, e tem por finalidade principal testar propulsores utilizados em várias manobras espaciais, necessárias para o posicionamento e manutenção das órbitas de satélites e plataformas espaciais.

O BTSA possui ainda um Laboratório de Análise de Propelentes - hidrazina, mono-metil-hidrazina, dimetil-hidrazina assimétrica,
tetróxido de nitrogênio, entre outros.

Ele foi projetado, inicialmente, para testar propulsores individualmente, sendo adaptado com inovações para testar o subsistema de propulsão com quatro propulsores ao mesmo tempo.

Na foto acima, estão, da esq. p. a dir., os professores César, Henrique, Lourenço e Renata.

Fonte: Unisal
Tags: