Projetos para recuperar bacia do Paraíba têm verba de R$ 1,6 milhão

18/05/2015 - 11:28h

Untitled Document

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação), foi contemplada com uma verba de R$ 1.648.619,00 (R$ 485.225,00 do sistema de comunicação e R$ 1.163.394,00 do webgis) do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o desenvolvimento de dois projetos relacionados à bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Os contratos foram assinados pelo governador Geraldo Alckmin neste mês. Os projetos foram estruturados no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNITAU e envolvem a participação de docentes, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação, dos cursos de Agronomia e de Comunicação Social.

O primeiro projeto contempla a confecção do “webgis”, um completo banco de dados virtual da bacia do rio Paraíba do Sul (trecho paulista), que deverá englobar de modo interativo mapas e imagens de satélite referentes à hidrografia, aos solos, à geologia, à erosão, às áreas de preservação permanente, entre outros dados. Também deverão ser disponibilizadas informações sobre os projetos já desenvolvidos pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

A proposta é de que essa central on-line de informações possa dar suporte para projetos e ações de diferentes órgãos.

Um projeto similar já foi realizado pelos pesquisadores em 2003 para a bacia do Una e é utilizado como referência para estudos sobre o tema. A expectativa é de que o mesmo ocorra com a do Paraíba do Sul.

O outro projeto é gerido pela Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Informação da UNITAU) e prevê a estruturação de um sistema de comunicação para o (CBH-PS), com o objetivo de facilitar o acesso às informações do órgão. A proposta envolve desde a manutenção de site até gravações (áudio e vídeo) de reuniões plenárias, passando pela criação de uma revista técnica em recursos hídricos, entre outras ações.

Fonte: Unitau
Tags: