Ser Universitario
 
 

Qual é a sua tribo?

Na internet e na vida real.

14/03/2012 - 09:48h

Especialistas, sociólogos e psicólogos sempre apontaram que o ser humano tem a necessidade de “pertencimento”, ou seja, ter por perto pessoas que se assemelhem a seus gostos e modos de vida, que queiram viver a mesma coisa que você. E na internet não é diferente. A internet é conhecida por ser um ambiente democrático e, dessa forma, abriga os mais diversos gostos – oferecendo assim um ambiente para diferentes tribos se relacionarem. As mulheres representam um grupo muito forte, tanto na internet quanto na vida real. O setor de beleza cresceu muito nos últimos tempos. Contando lojas físicas e e-commerce, o Brasil já é o terceiro maior mercado consumidor da área no mundo. E, como o mercado está aquecido, as meninas estão se juntando na internet para contar o que é bom ou ruim quando se trata de produtos e tratamentos de beleza, as melhores dicas e também os melhores usos. Blogs, comunidades, fóruns e sites são usados cada vez mais como gurus para leigas que estão entrando nesse mundo e até mesmo para quem já conhece do assunto e quer saber mais das novidades. E essas tribos estão moldando o mercado ao seu entorno, pois as empresas estão vendo nelas a oportunidade de segmentar ou, até mesmo, criar produtos visando os mais diversos nichos. Beleza, games, tecnologia e tatuagens são algumas tribos que têm seus gostos cada vez mais comercializados. Mas também há tribos fora da internet. E, se existe uma oca para essas tribos, ela se chama Rua Augusta. Próxima a Avenida Paulista, mais importante centro comercial do Brasil, a “Augusta”, como é chamada, recebe todas as noites centenas de jovens, em sua maioria, para cantar, patinar, dançar, ou simplesmente conversar sobre os mais diversos temas. Lá você encontra jovens dos mais diversos estilos e gostos: roqueiros, rappers, cosplay, O advento do Facebook e das novas políticas do Google, que acentuam ainda mais seus gostos. Uma busca hoje leva em conta muito mais do que as outras pessoas tem interesse, leva em conta o que você tem interesse, tornando cada vez mais pessoal e por gosto. A nova política de privacidade do Google o seu histórico de navegação para selecionar o que é interessante em suas buscas.

Fonte: Impacta
Tags: