Revista de Ciências da Educação lança

mais uma edição com artigos nacionais e internacionais.

06/12/2011 - 09:12h

A Revista de Ciências da Educação chega ao seu vigésimo quinto número, em seu décimo terceiro ano de publicação. A publicação periódica do UNISAL sob a coordenação do Programa de Mestrado em Educação traz em seu conteúdo 678 páginas com 31 artigos, entre eles artigos nacionais e internacionais vindos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Itália e Angola. A Revista está avaliada como B4 pelo Qualis da Capes, mas o reconhecimento dos autores está além. “É uma alegria estar à frente, como editor, deste periódico que se consolida como veículo de divulgação de artigos acadêmicos, relatos de experiências e outros trabalhos que tratam da Educação Não-Formal, da Educação Sociocomunitária e da Educação Salesiana, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, destacando-se escritos vindos do Velho Continente”, enfatizou o editor responsável e organizador do trabalho – Prof. Dr. Luís Antonio Groppo. Este número, relativo ao primeiro semestre de 2011, recebeu o total de 47 trabalhos encaminhados voluntariamente por seus autores. Destes, quatro artigos foram enviados para a Seção Internacional, 38 artigos para a Seção Nacional, um relato de experiência, uma resenha e três trabalhos para a Seção Educação dos Sentidos. Foram aprovados, pelos pareceristas desta Revista, 31 trabalhos. Destaca-se a diversidade das instituições que participam deste número. Apesar de considerável contribuição endógena, vinda dos campi Americana e Lorena do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, que publica esta revista, a participação mais importante veio de outras instituições de pesquisa e ensino, do exterior e de várias regiões do Brasil. Entre as instituições do exterior, o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), a Universidad de los Estudios de Messina (Itália), a Universidad de Salamanca (Espanha), a Universidade de Chicago (Estados Unidos) e o Instituto Superior João Paulo II (Angola). A Região Norte do Brasil foi representada pela Universidade Federal do Tocantins. No Distrito Federal, a Secretaria de Educação do Distrito Federal e a Universidade Católica de Brasília. No Nordeste, a Universidade Federal de Sergipe. O Sul se viu presente por três universidades: a Universidade Federal do Rio Grande, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Federal de Pelotas. No Sudeste, fora do Estado de São Paulo, tivemos a contribuição de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O interior do Estado de São Paulo viu-se representado, além do já citado Centro Universitário Salesiano de São Paulo, pela Universidade Metodista de Piracicaba, a Universidade Estadual Paulista (campi Bauru e Rio Claro), a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Centro Paula Souza), a Faculdade de Tecnologia de Botucatu, a Universidade de São Paulo, o Centro Universitário Adventista de São Paulo, o Núcleo de Educação Infantil Solarium, a Universidade Federal de São Carlos (campi São Carlos e Sorocaba), a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Cidade de São Paulo. Este número destaca-se também pelo retorno da publicação de trabalhos na Seção Educação dos Sentidos, voltada para a publicação de escritos que aliam arte, literatura e educação, que buscam expressar por meios diversos dos tradicionalmente consagrados pelo mundo acadêmico as questões educacionais que anseiam por se discutir.

Fonte: Unisal
Tags: