Robocode e batalha de robôs

desafiam estudantes.

10/07/2012 - 17:24h

Além da IV Maratona de Programação, o curso de Ciência da Computação da Unidade de Lorena promoveu outro grande evento no 1º semestre de 2012: o I Torneio Interno de Robocode, realizado na cantina. E já programa a Batalha de Robôs Lego Mindstoms NXT, para o segundo semestre.

O coordenador do curso, Prof. Anibal Fernandes, explica que o Robocode é um ambiente integrado de programação desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) que tem por objetivo o ensino da programação orientada a objetos.

O Robocode é um jogo de competição entre robôs virtuais, programados na linguagem Java, no qual as equipes são capazes de programar as estratégias de defesa e ataque em um campo de batalha cercado por robôs inimigos que querem a destruição dos oponentes. O que prevalece nesse torneio é a lógica estabelecida por cada equipe para as situações mais inusitadas: choque, tiros e radar.

I Batalha de Robôs Lego Mindstoms NXT

O Prof. Aníbal Fernandes quis trazer aos alunos de Ciência da Computação o Lego Mindstorms NXT 2.0, a mais nova versão de um projeto iniciado pela Lego Group com o apoio do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que visa ao ensino de robótica para estudantes de ciências exatas.

O robô pode ser programado, na linguagem Labview, permitindo o desenvolvimento de projetos interessantes com técnicas de
Inteligência Artificial (IA) e estimulando a criatividade dos estudantes.

O UNISAL adquiriu, neste ano, 12 robôs Lego Mindstorms NXT 2.0, que estão sendo utilizados em projetos interdisciplinares nos cursos de Ciência da Computação e Engenharias. Para o 2º semestre, já está programada uma competição entre robôs.

Mais informações sobre o Lego Mindstorms NXT 2.0 podem ser obtidas no site oficial da Lego http://mindstorms.lego.com/.

Fonte: Unisal
Tags: