Ser Universitario
 
 

Saiba como descobrir se um computador foi hackeado

Como lidar com um computador hackeado

24/04/2015 - 12:57h

Untitled Document header_hackeado

Você se lembra na época do lançamento do filme "A Entrevista", da Sony Pictures? Os servidores da Sony foram invadidos por ativistas que ameaçaram expor mais de 1TB de dados da empresa, incluindo endereços de famosos e filmes em processo de distribuição (Confira nosso post sobre a invasão). Se uma empresa desse tamanho ainda sofre invasões de hackers, imagine os simples computadores domésticos? Hoje vamos descobrir como identificar se um computador foi hackeado e quais as principais ações para se combater o hacker! Confira!

1) Programas que você usa normalmente param de funcionar ou estão muito lentos

Todos nós possuímos programas que acessamos com muita frequência, como o WordPhotoshopExcel, sistemas de emissão de nota, enfim... Independente do programa, se a máquina foi hackeada, eles provavelmente apresentarão uma lentidão incomum. Ou pior, eles podem nem funcionar mais.

2) Você não consegue acessar as contas na internet com a senha comum

Outro sinal muito importante é o acesso das contas na internet como, por exemplo, o e-mail. Caso o acesso dessas contas esteja retornando “senha inválida", provavelmente o hacker descobriu a senha e trocou para uma nova. Por isso vale a pena verificar nas principais contas se esse problema é recorrente, pois esse pode ser o sinal definitivo da invasão.

3) Arquivos na lixeira que não foram deletados pelo usuário

Conferir os arquivos na lixeira é algo importante para detectar a invasão. O hacker que invadiu a máquina pode ter deletado arquivos de seu interesse. Assim, ao acessar a lixeira, certifique-se de arquivos que não foram deletados pelo dono da máquina e se encontram nela.

4) Programas novos foram instalados

Existem algumas invasões que acontecem por intermédio de programas instalados na máquina. Assim, é muito importante verificar na lista de programas instalados se existe algum que não foi instalado pelo usuário.

5) O computador, no geral, não reage bem aos comandos

Comandos básicos como o manuseio do mouse e teclas específicas do teclado costumam ficar comprometidos quando acontecem invasões. Por isso, teste várias vezes para perceber se esses comandos estão com problemas.

Você pesquisou e descobriu que realmente, a máquina foi infectada. E agora? O que fazer? Aqui vão algumas dicas de como lidar com esses problemas.

Como lidar com um computador hackeado

Como lidar com um computador hackeado

1) Desconecte-se da internet

Boa parte das invasões acontece via internet. Por isso, o primeiro passo é desconectar a máquina da internet e assim impedir imediatamente o acesso do hacker.

2) Inicie o computador em modo de segurança

Os sistemas operacionais possuem a opção de Modo de Segurança ao se iniciar. Verifique o manual da máquina para saber como entrar nesse modo, para facilitar sua reação a invasão do hacker e deixar o computador mais protegido.

3) Desinstale os programas estranhos instalados

Lembra daqueles programas novos que não foram instalados pelo usuário? Agora é o momento de removê-los do computador. Acesse a lista de programas e desinstale todos os programas estranhos detectados.

4) Rode uma varredura usando programas antivírus

Uma simples varredura de um antivírus pode detectar exatamente quais vírus foram instalados na máquina e assim auxiliar você a removê-los. Por isso, assim que possível, rode a varredura no modo de segurança e combata a invasão pelo software.

5) Faça um backup dos arquivos importantes e formate o computador.

Às vezes a invasão gera problemas tão complicados no computador que a única solução segura é formatar a máquina. Nesse caso, salve os arquivos mais importantes e execute a formatação. Certifique-se que de que os arquivos que estão sendo salvos não estejam infectados. Para isso, rode uma varredura de antivírus neles para ter certeza.

Dica extra: altere suas senhas mais importantes para se proteger a avise aos seus contatos da possível invasão, pois sua conta pode estar enviando e-mails automáticos, com vírus.

Ainda tem dúvidas? Para mais informações, temos um post com 10 dicas para tornar seus dados mais seguros. Confira!


Fonte: Impacta
Tags: