São Judas oferece palestra de gastronomia para alunos de escolas técnicas da região

06/11/2012 - 04:12h

A inovação é um dos fatores que podem pesar na hora da decisão de compra de um produto. O mesmo acontece nos restaurantes. Entre um que ofereça um cardápio simples e outro um pouco mais elaborado, muito clientes optam pelo segundo. Mas será que é possível inovar na hora de escolher o que servir no prato do dia?

A questão foi abordada no encontro promovido pela São Judas com estudantes de Escolas Técnicas da Região. A professora Marissol Richter apresentou a palestra Como a gastronomia pode inovar o cardápio das refeições coletivas?  Mostrou para os futuros técnicos em nutrição, que é possível preparar um prato simples, mas com uso de técnicas que melhoram a apresentação, o aroma e o sabor.

Explicou que, se todos utilizam o mesmo tempero pronto, a comida de todo mundo fica igual, e “o interessante é ter gosto e cheiros diferentes”, afirmou Marissol. Segundo ela, a gastronomia ajuda até escrever um cardápio que é um “instrumento de motivação de consumo.”

A sugestão do prato foi desenvolvida por ela junto com o professor Hamilton Bavutti autor do blogReceita Passo a Passo. Ambos dividem a matéria Gastronomia e Nutrição ministrada no terceiro ano do curso.

A palestra foi apenas o começo do encontro. Os visitantes também puderam conhecer alguns ambientes da Universidade como a Biblioteca, Laboratório de informática, Laboratório de Anatomia eCozinha experimental. No final, ainda provaram a salada de frutas sugerida na palestra.

Por Cleiton Santos

Fonte: São Judas