Ser Universitario
 
 

Smartphones Android

Crescimento acima de tudo e de todos

22/10/2013 - 17:12h

smartphones_android_blog











Estimativas do Governo Federal apontam que até o ano que vem mais da metade do mercado brasileiro de telefones móveis será composta por smartphones.
A previsão de uma série de desonerações e da expansão da tecnologia 4G no país deve, de fato, acelerar o crescimento das vendas de smartphones e viabilizar essa situação.

Tido por muitos como mais acessível, versátil e didático do que a plataforma iOS em smartphones; o Android, líder de mercado no país atualmente, deve manter-se nessa posição nos próximos anos, com previsão de atingir 1 bilhão de aparelhos por volta de 2017 segundo estudo divulgado pela consultoria estrangeira Canalys.
O estudo credita o crescimento do Android frente ao iOS ao fato de que a expansão do mercado de smartphones no Brasil tem se dado por aparelhos mais simples (os chamados “aparelhos de entrada”) que segundo Eric Schmidt – presidente-executivo do Google – são o foco de investimento global da plataforma Android a curto e médio prazo, e que não constam no portfólio da Apple.

Por razões similares, dados da ABI Research indicam queda na participação da Apple também no mercado de tablets. A venda de tablets Android segue aumentando mensalmente, assim como a de outras plataformas, sobretudo nos segmentos mais acessíveis. Vale ressaltar, no entanto, que mesmo somando-se todas as marcas que utilizam a plataforma Android em tablets, o iPad da Apple ainda retém, sozinho, 50% do mercado.

De qualquer maneira, é notável o avanço do Android no mercado. Cada vez mais utilizado, o estigma de “plataforma alternativa” parece ter sido deixado pra trás.
O que vem a seguir para o usuário final, não sabemos. Mas certamente para quem desenvolve e trabalha com a plataforma, o mercado vive dias promissores: ainda há espaço para muita gente, e muitas mudanças estão por vir.


Fonte: Impacta
Tags: